• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Artigo Daian Marcos Chisini.pdf (724.2Kb)
Data
2022-12-16
Autor
Chisini, Daian Marcos
Orientador
Ferreira, Simone Taffarel
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O tema das finanças pessoais e endividamento tem se tornado cada vez mais importante na vida do cidadão. O aquecimento econômico brasileiro unido a um aumento da oferta creditícia tem levado às pessoas ao endividamento. Desta forma, não possuir uma estrutura financeira adequada ou um planejamento financeiro pode fazer com que o indivíduo venha a ter problemas em controlar todas as suas obrigações financeiras e sustentar seu futuro. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e como este envolve seus acadêmicos na educação financeira para a gestão e planejamento financeiro. Para atingir esse objetivo a pesquisa conduziu-se através da pesquisa bibliográfica e questionário com abordagem qualitativa, com método de pesquisa descritiva, pesquisa de levantamento ou survey. Os resultados apontam que 64,7% dos acadêmicos possuem um grau de conhecimento em educação financeira. Entre os 51 respondentes, 80,39% concordam que a contabilidade é um instrumento de controle de finanças pessoais. No que tange às suas percepções frente a quais conteúdos de disciplinas do curso de contábeis, que mais contribuíram com a educação financeira e planejamento financeiro, 51,25% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática financeira e 48,75% economia. Em meio aos participantes da pesquisa 78,4% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática e economia como disciplinas com conteúdo que contribuem com a educação financeira e planejamento financeiro. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12324
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV