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dc.contributor.advisorFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.authorCamilotto, Samara
dc.contributor.otherArendt, João Claudio
dc.contributor.otherDuque, João Manuel Correia Rodrigues
dc.contributor.otherBrusadin, Leandro Benedini
dc.contributor.otherRadünz, Roberto
dc.date.accessioned2023-07-11T11:41:37Z
dc.date.available2023-07-11T11:41:37Z
dc.date.issued2023-07-07
dc.date.submitted2023-06-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12358
dc.descriptionEste trabalho parte da tese de que relações conceituais presentes na tríade "tradição - hospitalidade - identidade" poderiam colocar em questão concepções de identidade que se têm atribuído à tradição e ao tradicionalismo gaúchos, edificadas prioritariamente em perspectiva de fixidez e para a qual concorreriam historicamente dinâmicas de pertencimento ainda marcadas por surdez relacional. Desde 1947, o tradicionalismo gaúcho vem delimitando conjuntos de valores, símbolos e rituais que seriam atinentes à tradição gaúcha, compreendendo o Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, como referencial geográfico territorial. Determinadas práticas sociais vinculadas a gastronomia, atividades campeiras, manifestações artísticas, além de literatura e historiografia específicas contribuem para a exaltação dessa tradição no Rio Grande do Sul e em outras localidades onde entidades atreladas ao tradicionalismo são fundadas. Nesse contexto, emerge um objeto de pesquisa tecido em uma rede complexa de elos entre domínio conceitual e empírico, este, relativo às entidades tradicionalistas e aos sujeitos tradicionalistas. Partindo dessas reflexões, o estudo se desenha pela sua natureza qualitativa, com delineamento ensaístico em forma (processo de textualização - gênero textual) e conteúdo (processo de reflexão científica) e com abordagem metodológica multirreferencial. Transitando por/entre supostos teóricos de diferentes áreas de conhecimento e por/entre questões suscitadas no curso reflexivo, busca-se ampliar o escopo analítico da tríade "tradição - hospitalidade - identidade" presente na tese inicialmente construída. São trazidos à análise, no intento de depreender/estabelecer diálogos teóricos, conceitos que levam à reflexão de que, no contexto estudado, o pertencimento à construção da identidade estaria assentado em uma ideia de mesmidade, ou seja, em uma identidade do mesmo. Todavia, por meio de aproximações teóricas, desenvolvem-se possibilidades que vislumbram rupturas em cristalizações identitárias pretendidas pelo tradicionalismo gaúcho, através de relações de hospitalidade, com o reconhecimento da alteridade na constituição de sujeitos. Decorrência do processo ensaístico, uma reescrita da tese inicialmente proposta toma corpo, a qual assumiria a seguinte configuração: O reconhecimento da propriedade relacional da hospitalidade e da intrínseca relação entre identidade, mesmidade e alteridade colocam em questão concepções de identidade que se têm atribuído à tradição e ao tradicionalismo gaúchos, promovendo descristalizações identitárias originárias e originantes de processos de transformação de territórios/territorialidades dessa tradição em espaços de hospitalidade/acolhimento, assim como originárias e originantes de ressignificações de percepções de pertencimento e de comunidade. Por fim, considera-se que a contribuição deste ensaio reside na articulação acerca da tríade "tradição - hospitalidade - identidade", uma vez que, sob o prisma das transformações advindas de relações de acolhimento, invariabilidades pretendidas pela tradição e tradicionalismo gaúchos foram por outro/novo ângulo analisadas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral research is based on the thesis that conceptual relations present in the triad "tradition - hospitality - identity" could question conceptions of identity that have been attributed to gaucho’s tradition and traditionalism, built primarily in a perspective of fixity and for which there would be historically dynamics of belonging still marked by relational deafness. Since 1947, the gaucho traditionalism has been delimiting sets of values, symbols and rituals that would be related to the gaucho tradition, having Rio Grande do Sul, in southern Brazil, as a territorial geographic reference. Certain social practices linked to gastronomy, rural activities, artistic manifestations, besides specific literature and historiography contribute to the exaltation of this tradition in Rio Grande do Sul and in other places where entities linked to traditionalism are founded. In this context, a research object woven into a complex network of links between the conceptual and empirical domains emerges, the latter relating to traditionalist entities and traditionalist subjects. Based on these reflections, the study is designed for its qualitative nature, with an essayistic design in form (textualization process - textual genre) and content (scientific reflection process) and with a multi-referential methodological approach. Transiting through/between theoretical assumptions from different areas of knowledge and through/between issues raised in the reflective course, it is sought to expand the analytical scope of the triad "tradition - hospitality - identity" present in the thesis initially built. Concepts that lead to the reflection that, in the studied context, belonging to identity construction would be based on an idea of sameness, that is, on an identity of the same. However, through theoretical approximations, possibilities are developed that envisage ruptures in identity crystallizations intended by the gaucho traditionalism, through hospitality relations, with the recognition of alterity in the constitution of subjects. As a result of the essay process, a rewriting of the thesis initially proposed takes shape, which would assume the following configuration: The recognition of the relational property of hospitality and the intrinsic relationship between identity, sameness and alterity call into question identity conceptions that have been attributed to gaucho’s tradition and traditionalism, promoting identity decrystallizations originating from and giving rise to from processes of transformation of territories/territorialities of this tradition into spaces of hospitality/welcoming, as well as originating from and giving rise to from resignifications of perceptions of belonging and community. Finally, it is considered that the contribution of this essay lies in the proposed articulation about the triad "tradition - hospitality - identity", once, under the prism of the transformations resulting from welcoming relationships, invariability intended by the gaucho's tradition and traditionalism were analyzed from another/new angle. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHospitalidade - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFolclore - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul - Usos e costumespt_BR
dc.subjectHospitality - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.subjectFolklore - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.subjectRio Grande do Sul (Brazil) - Social life and customsen
dc.titleTradição e tradicionalismo gaúchos (Rio Grande do Sul/Brasil) sob olhares da hospitalidade: identidade em questãopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0398906421549611pt_BR
mtd2-br.author.lattesCAMILOTTO, Samarapt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-07-06


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