Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTelli, Giovani Dambros
dc.contributor.authorCioato, Joni
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.contributor.otherRosa, Josimar Souza
dc.date.accessioned2023-07-18T11:54:06Z
dc.date.available2023-07-18T11:54:06Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12438
dc.descriptionEste trabalho analisou a influência da curvatura das pás do rotor compressor utilizado em turbocompressores aplicados em motores de combustão interna de veículos automotores. O aumento da eficiência e massa de ar do rotor compressor foi medido no Hot gas stand, sendo esse um importante equipamento para o desenvolvimento e medição para turbocompressores. Como os veículos da atualidade estão tendo cada vez mais restrições quanto ao nível de poluição, o turbocompressor tornou-se uma peça importante na busca por motores de maior eficiência, baixo consumo e menos poluentes. O estudo inicial foi direcionado para geometrias de rotores já aplicados em veículos da atualidade, isso serviu como base para a nova geometria do rotor compressor desenvolvido. Com base em modelos já existentes na literatura sobre rotores axiais, chegou-se a um modelo 3D da peça que pode ser visto no decorrer deste trabalho. Tendo em mãos o modelamento 3D da peça, foi realizada a programação para usinagem de duas peças de protótipo. Após o rotor de protótipo pronto, realizou-se a montagem em um turbocompressor para prosseguir com os testes no Hot gas stand. O primeiro teste utilizou o rotor compressor de linha, o mesmo utilizado como base para desenvolver o novo protótipo e, posteriormente, realizado o teste com o protótipo desenvolvido. Os resultados indicam uma similaridade entre o rotor compressor desenvolvido em relação ao rotor compressor Holset, isso pode ser evidenciado no decorrer deste trabalho. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the present work, the influence of the curvature of the rotor blade of the compressor used in turbochargers applied in internal combustion engines of motor vehicles was studied. The Hot gas test stand measured the increase in efficiency and air mass of the compressor rotor, which is an important device for the development and measurement of turbochargers. Nowadays vehicles face increasing restrictions on emissions levels, the turbocharger has become an important component for research to develop more efficient engines, with lower fuel consumption, and lower pollutants levels. The initial study led to geometries of rotors already used in today's vehicles, which served as the basis for the new geometry of the compressor rotor to be developed. Based on previous models in the literature, a 3D model of the part was created, which can be seen in this work. The 3D model was used to program two prototypes. Once the prototype rotor was completed, the turbocharger was assembled to continue testing on the Hot gas stand. The first test was conducted with the line rotor compressor (standard), which also served as the basis for the development of the new prototype, and then the test was conducted with the new developed prototype. The results indicate a similarity between the compressor wheel developed in relation to the compressor wheel Holset, this can be evidenced in the course of this work. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTurbocompressorespt_BR
dc.subjectRotorespt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.titleAnálise de eficiência da geometria do rotor do compressor em turboalimentadores veicularespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples