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dc.contributor.advisorMichel, André Bernardes
dc.contributor.authorZanardi, Rafael
dc.contributor.otherLima, Danusia de Oliveira de
dc.contributor.otherBernardi, Cesar Augusto
dc.date.accessioned2023-07-19T17:01:10Z
dc.date.available2023-07-19T17:01:10Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12469
dc.descriptionA energia elétrica é atualmente um componente essencial da vida humana, pois está ligada direta ou indiretamente a quase todas as atividades que são realizadas pela população, sendo assim, o seu uso eficiente é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço. Pensando nisso, o setor industrial, por ser o maior e possuir um grande potencial de otimização, precisa de mais investimentos na melhoria da eficiência energética. Em virtude disso, este trabalho teve por objetivo avaliar as possíveis formas de redução no consumo de energia elétrica, através da utilização de tecnologias mais eficientes, aplicadas a um estudo de caso, voltado para uma indústria do ramo metalúrgico, mais precisamente em uma cabine de pintura, com a proposta de alteração nos seus subsistemas, com ênfase na exaustão, insuflamento e iluminação. Estes subsistemas por sua vez, foram avaliados individualmente para que pudessem ser implementadas tecnologias distintas, mas que possuam redução no consumo de energia, e para tal foi definido que seria implementado no sistema de insuflamento uma redução na velocidade do motor, com aumento no damper de entrada da captação de ar limpo, pois não se poderia alterar a pressão interna que depende do fluxo de ar de entrada e saída. No sistema de exaustão, como não era possível reduzir o fluxo de ar pois impactaria diretamente na saúde do pintor e na qualidade da pintura do veículo, foi mantido a velocidade fixa dos motores e efetuada a substituição do motor original da marca Voges e modelo VTOP com parâmetro de rendimento de 91,4%, por outros com parâmetro de eficiência superiores, sendo estes da marca Weg. O primeiro foi do modelo IR3 Super Premium com rendimento de 92,7%, atingindo um ganho energético de 10,39%, e o segundo de uma tecnologia síncrona, do modelo WMagnet, com rendimento de 93,8%, e um ganho energético de 15,01%. Já para o terceiro subsistema, sendo esse o de iluminação, foi efetuada a substituição do modelo de luminárias fluorescentes da marca Philips modelo T10Plus, por outro com tecnologia LED da marca Lumalux modelo PJ-48, garantindo assim, uma adequação do nível de iluminância da cabine e um maior conforto e segurança para os funcionários que a utilizam. Mas para atingir este objetivo que é uma premissa da NBR 8995-1, teve que se exceder a potência instalada em 472,39 kWh mensal, não sendo possível manter um ganho energético neste caso, elevando seu consumo em 18,61%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractElectric energy is currently an essential component of human life, as it is directly or indirectly linked to almost all activities carried out by the population, therefore, its efficient use is a topic that has been gaining more and more space. With that in mind, the industrial sector, as it is the largest and has great potential for optimization, needs more investment in improving energy efficiency. As a result, this work aimed to evaluate the possible ways of reducing the consumption of electricity, through the use of more efficient technologies, applied to a case study, focused on a metallurgical industry, more precisely in a cabin of painting, with the proposal to change its subsystems, with emphasis on exhaustion, supply and lighting. These subsystems, in turn, were evaluated individually so that different technologies could be implemented, but that have a reduction in energy consumption, and for that it was defined that a reduction in the engine speed would be implemented in the supply system, with an increase in the damper of clean air capture inlet, as the internal pressure could not be changed, which depends on the inlet and outlet air flow. In the exhaust system, as it was not possible to reduce the air flow as it would have a direct impact on the painter's health and the quality of the vehicle's painting, the engines were kept at a fixed speed and the original engine of the Voges brand and VTOP model was replaced with yield parameter of 91.4%, by others with higher efficiency parameters, these being the Weg brand. The first was the IR3 Super Premium model with an efficiency of 92.7%, reaching an energy gain of 10.39%, and the second of a synchronous technology, the WMagnet model, with an efficiency of 93.8%, and an energy gain of 15.01%. As for the third subsystem, which is the lighting one, the Philips model T10 Plus fluorescent lighting model was replaced by another one with Lumalux model PJ-48 LED technology, thus ensuring an adequacy of the illuminance level of the cabin, thus ensuring greater comfort and safety for the employees who use it. But to achieve this objective, which is a premise of NBR 8995-1, the installed power had to be exceeded by 472.39 kWh per month, not being possible to maintain a energy gain in this case, increasing its consumption by 18.61%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectPintura industrialpt_BR
dc.titleAplicação de métodos de eficiência energética no sistema de circulação de ar de uma cabine de pinturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Elétricapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-07-12


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