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O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
dc.contributor.advisor | Boff, Elisa | |
dc.contributor.author | Chedid, Marcos Vinícius Graminho | |
dc.contributor.other | Bocchese, Marcell | |
dc.contributor.other | Fardo, Marcelo Luís | |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T15:57:41Z | |
dc.date.available | 2023-07-28T15:57:41Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.date.submitted | 2023-07-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12551 | |
dc.description | A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário específico está se tornando obsoleta, o que apresenta um desafio para os desenvolvedores ao tentar entreter um público cada vez mais diversificado e exigente. Nesse contexto, a imersão e a experiência proporcionada pelo jogo assumem um papel de extrema importância na criação de narrativas interativas envolventes. Este estudo adotou uma abordagem metodológica que combinou uma revisão bibliográfica sobre a influência do áudio nas percepções e compreensões dos jogadores, com foco na experiência e imersão, e o desenvolvimento de um jogo digital para analisar como os elementos da paisagem sonora podem contribuir ou prejudicar a imersão dos usuários. A revisão bibliográfica abrangeu estudos anteriores sobre a importância do áudio na imersão em jogos, explorando conceitos que adotam tanto a perspectiva do jogador quanto do designer de som. Já o jogo foi projetado para criar uma experiência envolvente, utilizando uma trilha sonora adaptativa, efeitos sonoros realistas e design de som imersivo. A interação dos jogadores foi registrada através de um formulário para análise posterior. Os resultados obtidos indicaram que a utilização adequada do som como ferramenta imersiva contribuiu significativamente para a experiência e imersão dos usuários durante a jogatina. Os participantes relataram uma maior sensação de envolvimento com o ambiente virtual e uma maior imersão na narrativa. Além disso, o áudio imersivo contribuiu para a criação de atmosferas e emoções, enriquecendo a experiência do jogo. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The sound landscape plays a fundamental role in immersing the user in digital games. With the significant growth of the gaming market worldwide, the notion that games are intended only for a specific age group is becoming obsolete, which presents a challenge for developers trying to entertain an increasingly diverse and demanding audience. In this context, immersion and the experience provided by the game assume an extremely important role in creating engaging interactive narratives. This study adopted a methodological approach that combined a literature review on the influence of audio on players' perceptions and understandings, focusing on experience and immersion, and the development of a digital game to analyze how elements of the sound landscape can contribute to or hinder user immersion. The literature review covered previous studies on the importance of audio in game immersion, exploring concepts from both the player's and sound designer's perspectives. The game was designed to create an engaging experience, utilizing an adaptive soundtrack, realistic sound effects, and immersive sound design. Player interactions were recorded through a form for further analysis. The results obtained indicated that the proper use of sound as an immersive tool significantly contributed to users' experience and immersion during gameplay. Participants reported a greater sense of involvement with the virtual environment and a higher immersion in the narrative. Furthermore, immersive audio contributed to the creation of atmospheres and emotions, enriching the game experience. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Trilha sonora | pt_BR |
dc.title | O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Criação Digital | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
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Criação Digital [9]