O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
Data
2023-07-21Autor
Chedid, Marcos Vinícius Graminho
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário específico está se tornando obsoleta, o que apresenta um desafio para os desenvolvedores ao tentar entreter um público cada vez mais diversificado e exigente. Nesse contexto, a imersão e a experiência proporcionada pelo jogo assumem um papel de extrema importância na criação de narrativas interativas envolventes. Este estudo adotou uma abordagem metodológica que combinou uma revisão bibliográfica sobre a influência do áudio nas percepções e compreensões dos jogadores, com foco na experiência e imersão, e o desenvolvimento de um jogo digital para analisar como os elementos da paisagem sonora podem contribuir ou prejudicar a imersão dos usuários.
A revisão bibliográfica abrangeu estudos anteriores sobre a importância do áudio na imersão em jogos, explorando conceitos que adotam tanto a perspectiva do jogador quanto do designer de som. Já o jogo foi projetado para criar uma experiência envolvente, utilizando uma trilha sonora adaptativa, efeitos sonoros realistas e design de som imersivo. A interação dos jogadores foi registrada através de um formulário para análise posterior. Os resultados obtidos indicaram que a utilização adequada do som como ferramenta imersiva contribuiu significativamente para a experiência e imersão dos usuários durante a jogatina. Os participantes relataram uma maior sensação de envolvimento com o ambiente virtual e uma maior imersão na narrativa. Além disso, o áudio imersivo contribuiu para a criação de atmosferas e emoções, enriquecendo a experiência do jogo. [resumo fornecido pelo autor]
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