Alinhamento dinâmico de cadeias de suprimentos em empresas automotivas no Brasil
Fecha
2016-08-09Autor
Carraro, Isaias Ricardo
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Estudos recentes de Cadeias de Suprimentos sugerem que as empresas devem gerenciar de forma dinâmica os variados tipos de cadeias de suprimentos para responder aos diferentes tipos de comportamento de compra dos seus clientes. Enquanto algumas cadeias requerem fluxos ágeis, adaptáveis e distribuídos, outras necessitam estruturas estáveis e centralizadas. Neste sentido a problemática está na existência do alinhamento entre as dimensões propostas por Gattorna em cadeias de suprimentos e em que tipos de combinação de estratégias proporcionam melhor desempenho. Para a realização do estudo foram analisadas as Cadeias de Suprimentos das empresas automotivas no Brasil, na figura daquelas que exercem a governança da cadeia. Este estudo apresenta relevância, uma vez que a abordagem proposta é inovadora e denota a importância que as empresas devem dar ao atendimento das diferentes necessidades dos clientes, alinhando as cadeias de suprimentos aos perfis de compra e ao dinamismo do mercado. Por meio de uma survey, sustentada por informações de caráter quantitativo, com questionário composto por oito blocos de perguntas, este estudo propõe a realização da análise de associação com múltiplas variáveis, para verificar a existência de relação entre as dimensões apresentadas pela abordagem das Cadeias de Suprimentos Genéricas (Gattorna, 2009; 2010) e cinco indicadores de desempenho. O trabalho tem por objetivo verificar quais dimensões da abordagem de Gattorna proporcionam melhor desempenho às empresas, inseridas em cadeias de suprimentos, por meio das dimensões do alinhamento dinâmico: mercado, estratégias de negócios, cultura organizacional e estilo de liderança. Como resultados, o estudo apresenta uma matriz conceitual relacionando as estratégias em CS com indicadores de desempenho; identifica os posicionamentos das empresas; e quais posicionamentos estão associados com o melhor desempenho das empresas configuradas em CS.