Etnodesign: a produção artesanal como fonte de conhecimento histórico e a sua contribuição socioambiental
Fecha
2023-09-07Autor
Pizzolatto, Cléo Medeiros
Orientador
Cescon, Juliane Petry Panozzo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A dissertação a ser apresentada trata, através de pesquisa, de um recorte acerca do termo Etnodesign, compreendendo o artesanato e a produção artesanal como fonte de conhecimento histórico. Defende-se, aqui, que produto feito a partir da criatividade de artesãos de diversas comunidades gera valores culturais e econômicos e carrega a habilidade dos fazeres e dos saberes transmitidos de geração a geração, além de contribuir com o aspecto socioambiental, uma vez que as técnicas aplicadas na sua produção utilizam-se de materiais não agressivos à natureza, fazendo do trabalho manual um aliado na diminuição de resíduos. Para tanto, abordam-se temas como patrimônio imaterial, práticas sustentáveis, economia circular e criativa e a própria relação "consumidor versus consumismo" estabelecida a partir da Revolução Industrial no século XIX, incluindo o fator da obsolescência programada como geradora de descarte na produção em série mecanizada. O objetivo foi demonstrar, através de dados da pesquisa, a contribuição do Etnodesign - um mediador entre o conhecimento de designers e o conhecimento de artesãos - tanto culturalmente quanto na diminuição do impacto negativo ao meio ambiente, tornando os produtos potencialmente objetos de transformação socioambiental. Autores como Roger Chartier, Clifford Geertz e Jacques Le Goff embasaram as considerações sobre história cultural, representações, memória e patrimônio imaterial. William McDonough, Catherine Weetman e Lia Krucken foram utilizados para como suporte à discussão sobre economia circular, práticas sustentáveis e design. Além da pesquisa documental e dos referenciais teóricos utilizados, foi realizada uma entrevista com o designer e artesão cearense, Elizandro Rabelo, a fim de compreender a sua técnica de trabalho manual na produção de peças artesanais e o modelo de economia circular implantado em seu ateliê, e também foi demonstrado um exemplo prático de Etnodesign, por meio do projeto do designer paulistano Marcelo Rosenbaum em conjunto com a comunidade indígena Yawanawás, de realização da coleção de luminárias intitulada "A Força da Floresta". Como produto desta dissertação, foi realizada uma oficina, intitulada "Saberes e Fazeres: um olhar sobre a Educação Patrimonial", com os estudantes do quinto ano de uma escola de Caxias do Sul, e formalizado um projeto de nome "Podcast como Ferramenta Educacional", aplicado junto a uma comunidade que produz artesanato, a fim de se tornar um recurso aos educadores para trabalhar questões de Etnodesign. O resultado deste estudo foi atingido, ao demonstrar que as peças manuais feitas a partir de saberes artesanais carregam conhecimentos ancestrais herdados e são fonte de grande potencial cultural, que preserva identidades, gera valores imateriais e econômicos para as comunidades, provoca transformações sociais e contribui com a preservação ambiental em todas as suas fases, de criação, produção e descarte. [resumo fornecido pelo autor]