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dc.contributor.advisorCampos, Luciene Jung de
dc.contributor.authorMoreira, Maicon Gularte
dc.contributor.otherCampos, Luciene Jung de
dc.contributor.otherMartoni, Rodrigo Meira
dc.contributor.otherBarbosa Filho, Fábio Ramos
dc.contributor.otherIndursky, Freda
dc.contributor.otherCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
dc.date.accessioned2023-09-28T15:11:42Z
dc.date.available2023-09-28T15:11:42Z
dc.date.issued2023-09-28
dc.date.submitted2023-05-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12728
dc.descriptionEste ensaio teórico parte da observação de aspectos contraditórios do turismo, no que diz respeito a sua ética e aos efeitos negativos que provoca em sua produção e reprodução, no contexto do modo de produção capitalista. Por isso, questiona sobre a responsabilidade do campo acadêmico do turismo na produção e reprodução dessas dissonâncias. Buscando problematizar a produção de conhecimento do campo, discute sua epistemologia, observando o sincretismo epistemológico que o constitui e a utilização de teorias e métodos à revelia do saber epistemologicamente sobre o que é produzido. Em meio às incongruências do cenário observado e considerando trajetórias pessoal e acadêmica, assume posição junto às leituras produzidas sobre este debate a partir de base epistemológica materialista. Após, por meio de revisão bibliográfica sobre trabalhos referenciados ao materialismo em periódicos nacionais especializados em turismo e pelo reconhecimento da heterogeneidade constitutiva de leituras marxistas sobre a obra de Karl Marx, constata que mesmo a produção marxista no campo do turismo elabora suas leituras, predominantemente, a partir de uma base filosófica e teórica vinculada ao marxismo hegeliano. Na intenção de apresentar outra leitura, portanto, para a constituição de uma episteme materialista do turismo, propõe estabelecer uma crítica interna à produção de conhecimento produzida pelo marxismo hegeliano, a partir das proposições de Louis Althusser sobre a especificidade da prática teórica da dialética materialista, apontando a relatividade e os limites de validade desse conhecimento. Assim, analisa teses produzidas em programas de pós-graduação em turismo referenciadas ao Materialismo Histórico e ao Materialismo Dialético, estabelecendo uma leitura epistemológica desses trabalhos a partir de base teórica althusseriana. Através da análise foi possível observar nos trabalhos uma interpretação do turismo a partir de um Materialismo Histórico e de um Materialismo Dialético determinados por elementos que se conformam ao modelo de racionalidade capitalista, sem assumir a necessária posição de ruptura com referentes iluministas, idealistas, empiristas, alcançando um ponto de saturação no que diz respeito à crítica do campo no contexto do modo de produção capitalista. Ao final, em contraponto à produção teórica analisada, sinaliza proposições para a constituição de uma epistemologia materialista do turismo referenciadas à Louis Althusser: a ruptura epistemológica entre o pensamento de Karl Marx e Georg Hegel; o reconhecimento do princípio materialista da diferença entre o real e o seu conhecimento; o reconhecimento da realidade objetiva determinada que implica ao sujeito da prática teórica um lugar e uma função na produção de conhecimentos; o princípio da sobredeterminação da contradição marxista; o conceito de totalidade como a unidade de um todo complexo estruturado sempre já dado com dominante; a incompatibilidade do Materialismo Histórico e do Materialismo Dialético com o modelo de racionalidade do marxismo hegeliano e humanista. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis theoretical essay starts with the observation of contradictory aspects of tourism, regarding its ethics and the negative effects it causes in its production and reproduction in the context of the capitalist mode of production. Therefore, it questions the responsibility of the academic field of tourism in the production and reproduction of these dissonances. Seeking to problematize knowledge production in the field, it discusses its epistemology, observing the epistemological syncretism that constitutes it and the use of theories and methods despite epistemological knowledge about what is produced. Amid the inconsistencies of the observed scenario and considering personal and academic trajectories, it takes a position with the readings produced on this debate from a materialist epistemological basis. After, through a literature review of works referenced to materialism in national journals specialized in tourism and by recognizing the constitutive heterogeneity of Marxist readings of Karl Marx's work, notes that even the Marxist production in the field of tourism elaborates their reading, predominantly, from a philosophical and theoretical basis linked to Hegelian Marxism. Therefore, to present another reading for the constitution of a materialist episteme of tourism, it proposes to establish an internal critique of the production of knowledge produced by Hegelian Marxism, based on the propositions of Louis Althusser about the specificity of the theoretical practice of materialist dialectics, pointing out the relativity and limits of validity of this knowledge. Thus, it analyzes theses produced in postgraduate programs in tourism about historical materialism and dialectical materialism, establishing an epistemological reading of these works based on the Althusserian theoretical basis. Through the analysis, it was possible to observe in the works an interpretation of tourism from historical materialism and dialectical materialism determined by elements that conform to the model of capitalist rationality, without assuming the necessary position of rupture with illuminist, idealist, and empiricist referents, reaching a saturation point concerning the critique of the field in the context of the capitalist mode of production. In the end, in contrast to the analyzed theoretical production, it signals propositions for the constitution of a materialist epistemology of tourism referenced to Louis Althusser: the epistemological rupture between the thought of Karl Marx and Georg Hegel; the recognition of the materialist principle of the difference between the real and its knowledge; the recognition of the determined objective reality that implies to the subject of theoretical practice a place and a function in knowledge production; the principle of overdetermination of Marxist contradiction; the concept of totality as the unit of a complex structured whole, always already given as dominant; the incompatibility of historical materialism and dialectical materialism with the model of the rationality of Hegelian and humanist Marxism. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectAlthusser, Louis, 1918-1990pt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectKnowledge, Theory ofen
dc.subjectHistorical materialismen
dc.subjectDialectical materialismen
dc.titleEnsaio sobre epistemologia marxista no turismo: uma leitura althusserianapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7209077042280859pt_BR
mtd2-br.author.lattesMoreira, Maicon Gulartept_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCampos, Luciene Jung de
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-09-27


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