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Entre tramas e vinhos: a imaterialidade no uso de vimes entrelaçada ao cultivo da uva e à elaboração de vinhos
dc.contributor.advisor | Cescon, Juliane Petry Panozzo | |
dc.contributor.author | Mazzarotto, Graziela | |
dc.contributor.other | Pistorello, Daniela | |
dc.contributor.other | Eliana, Rela | |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T11:29:33Z | |
dc.date.available | 2023-10-02T11:29:33Z | |
dc.date.issued | 2023-10-02 | |
dc.date.submitted | 2023-09-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12732 | |
dc.description | Esta dissertação, intitulada "Entre tramas e vinhos", é o resultado de um trabalho de investigação desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em História, da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa "Linguagens e Cultura no Ensino de História". Com a pretensão de ressaltar a importância da salvaguarda da cultura imaterial, foi utilizada a metodologia da História oral, aplicada por meio de entrevistas a moradores da cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, sobre o uso de vimes relacionado ao cultivo de uvas e à elaboração de vinhos, que é legado dos imigrantes europeus no sul do Brasil. Principalmente, buscou-se saber se a comunidade local reconhece e percebe a importância da preservação des a prática na vitivinicultura. O referencial teórico alicerçou-se, portanto, nos conceitos de memória, desenvolvidos, dentre outros, por Candau (2011) e Halbawchs (1990). Os escritos sobre a transição da memória para a constituição do patrimônio, a diferença entre patrimônio material e imaterial, a importância do patrimônio e de uma consciência histórica, os instrumentos para o reconhecimento de bens culturais e o incentivo à conservação e valorização foram alicerçados respectivamente nas obras de Smith (2006), Poulot (2009), Pelegrini e Funari (2017), em registros da Unesco (1989) e da Constituição do Brasil de 1988. A História local, que também faz parte da metodologia de pesquisa, é teorizada com base em Cavalcanti (2018), Monteiro (2010) e Nicolini (2006); e os apontamentos sobre História oral tiveram como embasamento os conceitos de Portelli (2016) e Alberti (2006). A manutenção dos saberes e fazeres da comunidade-alvo desta pesquisa, que guarda em suas tradições e costumes a herança da imigração italiana no Brasil do final do século XIX, é discutida a partir do relato dos entrevistados, da bibliografia local, como os textos dos memorialistas Boscato (1994) e Molon (2009), e de sites e obras literárias relacionadas à imigração, agricultura e patrimônio. Como proposta de produto final para este mestrado profissional, foi apresentada uma exposição temática dos temas desta dissertação, para evidenciar o entrelaçamento de uvas, vimes e vinhos enquanto patrimônio vivo entre os seres sociais que formam a comunidade de Flores da Cunha. O acesso a esse conteúdo é possível através de um QR Code, disponibilizado à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha como forma de abranger todos os munícipes e quem mais possa ter interesse no tema. A relevância deste trabalho está em possibilitar um diálogo, pela memória, entre gerações que compartilham essa herança imaterial na fabricação de vinhos, e também em significar a passagem do processo do manual artesanal para o processo industrial, que igualmente se associam, no mesmo legado cultural. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Questa tesi, intitolata "Tra le trame e i vini", è il risultato di un lavoro di ricerca sviluppato durante il Master professionale in Storia, presso l'Università di Caxias do Sul, nella linea di ricerca "Lingue e cultura nell'insegnamento della storia". Con l'intento di sottolineare l'importanza di salvaguardare la cultura immateriale è stata utilizzata la metodologia della storia orale, applicata attraverso interviste ai residenti della città di Flores da Cunha, nel Rio Grande do Sul, sull'uso del vimine legato alla coltivazione dell'uva e all'elaborazione dei vini, che è l'eredità degli immigrati europei nel sud del Brasile. Principalmente, abbiamo cercato di sapere se la comunità locale riconosce e si rende conto dell'importanza di preservare questa pratica nella viticoltura. Il quadro teorico si basa, quindi, sui concetti di memoria, sviluppati, tra gli altri, da Candau (2011) e Halbawchs (1990). Gli scritti sul passaggio dalla memoria alla costituzione del patrimonio, la differenza tra patrimonio tangibile e intangibile, l'importanza del patrimonio e della consapevolezza storica, gli strumenti per il riconoscimento dei beni culturali e l'incoraggiamento della conservazione e della valorizzazione si sono basati rispettivamente sulle opere di Smith (2006), Poulot (2009), Pelegrini e Funari (2017), negli archivi Unesco (1989) e nella Costituzione del Brasile del 1988. La storia locale, che è anche parte della metodologia di ricerca, è teorizzata sulla base di Cavalcanti (2018), Monteiro (2010) e Nicolini (2006); e le note sulla storia orale sono basate sui concetti di Portelli (2016) e Alberti (2006). Il mantenimento delle conoscenze e delle pratiche della comunità focalizzata da questa ricerca, che conserva nelle sue tradizioni e consuetudini il patrimonio dell'immigrazione italiana in Brasile alla fine del XIX secolo, viene discusso sulla base dei racconti degli intervistati, della bibliografia locale, come i testi dei memorialisti Boscato (1994) e Molon (2009), e dei siti web e delle opere letterarie relative all'immigrazione, all'agricoltura e al patrimonio. Come proposta finale di prodotto per questo master professionale, è stata presentata una mostra tematica sui temi di questa tesi, per evidenziare l'intreccio tra le uve, i vimini e i vini come patrimonio vivente tra gli esseri sociali che formano la comunità di Flores da Cunha. L'accesso a questi contenuti è possibile attraverso un QR Code, messo a disposizione del Municipio di Flores da Cunha a tutti i cittadini e a chiunque altro possa essere interessato all'argomento. L'importanza di questo lavoro è quella di consentire un dialogo, attraverso la memoria, tra generazioni che condividono questo patrimonio immateriale nella produzione di vini, e anche di significare il passaggio del processo dal manuale artigianale al processoindustriale, anch'essi associati, nello stesso patrimonio culturale. [resumo fornecido pelo autor] | ita |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História oral - Flores da Cunha (RS) | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Vinho | pt_BR |
dc.subject | Uva | pt_BR |
dc.subject | Oral history - Flores da Cunha (Brazil) | en |
dc.subject | Cultural property | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Wine | en |
dc.subject | Grapes | en |
dc.title | Entre tramas e vinhos: a imaterialidade no uso de vimes entrelaçada ao cultivo da uva e à elaboração de vinhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8021373423604735 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MAZZAROTTO, G. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-09-30 |