Contribuições das múltiplas linguagens nos processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita na pré-escola
Fecha
2023-12-08Autor
Capinos, Graciele Berno
Orientador
Gomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa compreende a utilização da abordagem Reggio Emilia, quanto às múltiplas linguagens, capaz de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita, no que tange à pluralidade de linguagens, no lugar dos métodos tradicionais de alfabetização. As interações discursivas das crianças, nas múltiplas linguagens, de acordo com Malaguzzi (1999, 2016, 2017); Edwards; Gandini; Forman (1999, 2016); Vechi (2017); Rinaldi (1999, 2014, 2021) e Hoyuelos (2020a, 2020b, 2021), permitem que elas transitem pelas duas modalidades da linguagem, oral e escrita, de modo que as múltiplas linguagens ampliem a concepção da utilização de metodologias para contribuir na aprendizagem da língua escrita na pré-escola. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como a abordagem Reggio Emilia, assumida aqui como "múltiplas linguagens", contribui para o desenvolvimento da língua escrita na Educação Infantil, pré-escola. O referencial teórico adotado tem como base as contribuições da linguística, acerca da alfabetização, conforme ressalta Soares (2016, 2020); do letramento na perspectiva sociocultural, de base teórica construtivista, de Ferreiro e Teberosky (1999), de base teórica construtivista interacionista de Vigotski (1998a, 1998b, 1998c, 2009, 2014) e interativa, dedicando-se, especialmente, às obras de Smolka (1993, 2017); Bakhtin (1997, 2006); Mortatti (2000a, 2000b, 2007, 2019a); Goulart (2014, 2016, 2020); Geraldi (2011); Marcuschi (2007) e Soares (2009a, 2009b, 2015, 2020). Nesse cenário, este estudo se configura com uma abordagem bibliográfica, de análise documental, segundo Cellard (2008) e Lüdke e André (1986), voltado à análise do ensino da língua escrita e da presença das múltiplas linguagens no livro didático. Após a exploração das postulações dos autores que compõe a literatura adotada, com base na análise do livro didático realizada nesta pesquisa, compreendeu-se que a oferta do livro didático para crianças da Educação Infantil, pré-escola, limitaram as práticas pedagógicas e estão associadas às aprendizagens de conteúdos de literacia e numeracia, como propostas na Política Nacional de Alfabetização (Brasil, 2019), distanciando-se das proposições da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil (Brasil, 2017), não contemplando as múltiplas linguagens. No entanto, o ensino da língua escrita no livro didático está atrelado, basicamente, aos métodos tradicionais de alfabetização, como a memorização do alfabeto, cópia de palavras e sons das letras. Infere-se, portanto, que as múltiplas linguagens poderiam estar presentes na pré-escola, a fim de propiciar uma aprendizagem não somente da língua escrita e da matemática, mas de outras linguagens, que são relevantes para o desenvolvimento das práticas discursivas de interação em construções entre sujeito e linguagem, que valorizam o texto, a oralidade, a escrita e a vida. [resumo fornecido pelo autor]