Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorKnapp, Cristina Löff
dc.contributor.authorBiasus, Francele De Stefane
dc.contributor.otherLia, Cristine Fortes
dc.contributor.otherVolmer, Lovani
dc.contributor.otherPorto, Patrícia Pereira
dc.date.accessioned2024-01-22T11:57:50Z
dc.date.available2024-01-22T11:57:50Z
dc.date.issued2023-12-23
dc.date.submitted2023-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12919
dc.descriptionA presente dissertação traz um conhecimento melhor sobre a literatura empregada dentro das salas de aulas como ferramenta para auxiliar nos processos de alfabetização, leitura e escrita por parte das crianças, como também a desenvolver o gosto pela literatura. No Brasil, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de fatores sociais, econômicos e políticos. São raras as bibliotecas escolares voltadas para o público infantil; as existentes não dispõem de um acervo adequado, e/ou de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de um contato agradável e propício com os livros. Ficou em evidência que é de extrema importância para os pais e educadores discutir o que é leitura, a importância do livro no processo de formação do leitor, bem como, o ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico. O objetivo geral da dissertação é analisar o projeto de leitura desenvolvido em uma escola rural de Vacaria, no ano de 2019, com os alunos de terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental, considerando como fonte da pesquisa, além do projeto, o livro de registros de retiradas das obras literárias na biblioteca, a fim de verificar a contribuição para a formação do perfil de leitor, a partir das escolhas literárias dos alunos. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, além da análise do projeto de leitura escrito pela professora bibliotecária da escola e uma consulta aos dados do livro de registros da biblioteca. Com isso foi possível pensar em estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança. A função humanizadora da leitura foi enfatizada, já que o leitor se identifica com os temas que escolhe para ler, temas que contribuem para esclarecer dúvidas do seu cotidiano. A pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Benedetti procurou fixar o perfil do leitor e da leitura no ano de 2019 dentro do ambiente escolar. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe paper to be written will provide better knowledge about the literature used in classrooms as a tool for children's literacy, reading and writing. In Brazil, access to books is made difficult by a combination of social, economic and political factors. School libraries aimed at children are rare; The existing ones do not have an adequate collection, and/or professionals capable of guiding children towards a pleasant and conducive contact with books. It will be evident that it is extremely important for parents and educators to discuss what reading is, the importance of books in the reader's development process, as well as teaching children's literature as a process for developing critical readers. Regarding reading and children's literature, parents and teachers should explore the educational function of literary text: fiction and poetry through the selection and analysis of children's books; the development of playfulness and mastery of language; working with children's literature projects in the classroom, using children's stories as a path to multidisciplinary teaching. Strategies for using children's texts in learning to read, interpret and produce texts are also explored with the ultimate aim of promoting quality, enjoyable and child-oriented teaching. Only this way will we transform Brazil into a country of readers. The humanizing function of reading will also be emphasized, as the reader identifies with the themes they choose to read, themes that help to clarify doubts in their daily lives. The research at the Attílio Benedetti Municipal Elementary School seeks to establish the reader and reading profile in 2019 within the school environment. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectBibliotecas e usuáriospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectPublic services - Librariesen
dc.subjectStudentsen
dc.titleO perfil de leitor de alunos da escola Attílio Benedetti em 2019pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8354824265338647pt_BR
mtd2-br.author.lattesBIASUS, F. D.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorKnapp, Cristina Löff
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2023-12-23


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige