Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
Datum
2024-01-20Autor
Vargas, Graciele Boeira
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]