Show simple item record

dc.contributor.advisorPorto, Patrícia Pereira
dc.contributor.authorVargas, Graciele Boeira
dc.contributor.otherAlves, Márcio Miranda
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.otherCapra, Carmen Lúcia
dc.date.accessioned2024-01-22T17:49:45Z
dc.date.available2024-01-22T17:49:45Z
dc.date.issued2024-01-20
dc.date.submitted2023-10-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12927
dc.descriptionEsta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the parodic paintings made by Mauricio de Sousa (2010), which were compiled on his book História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, aiming to develop a script for picture reading comprehension activities to be used with students aged 6- 11 years old. To this end, the legal support of this research is in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2018), which contemplates the object of knowledge of image reading, in the area of Languages, in the components of Portuguese Language and Art, for those initial years of Elementary School. This research also aims to unite BNCC (Brazil, 2018) and the curricular components of language sciences to Ana Mae Barbosa?s Triangular Approach. Sousa?s (2010) publication was chosen due to its featuring parodies of paintings by renowned artists such as Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout,Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh and others. First, the paper conducts bibliographic research into relevant literature to later analyze, through the Triangular Approach, six parodies created by Sousa, which are featured on the book cover, and your classical paintings included on the back cover. Through this study, it is possible to state that the book stimulates the reader to conduct critical and investigative reading on the paintings and, through the observation of the parodies and comprehension of the pictures, the reader can understand the metaphorical constructs that the parodies evoke. Besides, the book contemplates what is established by BNCC (Brazil, 2018) regarding the six dimensions of knowledge - creation, criticism, esthesis, expression, fruition, and reflection - and this study connects them to the topics and skills planned for students to acquire in the first years of Elementary School. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectImagens - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectComic books, strips, etc.en
dc.subjectCommon National Curriculum Baseen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectPictures - Books and readingen
dc.titleLeitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2910314054692633pt_BR
mtd2-br.author.lattesVARGAS, G. B.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2024-01-10


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record