Mostra i principali dati dell'item
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
dc.contributor.advisor | Porto, Patrícia Pereira | |
dc.contributor.author | Vargas, Graciele Boeira | |
dc.contributor.other | Alves, Márcio Miranda | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.other | Capra, Carmen Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T17:49:45Z | |
dc.date.available | 2024-01-22T17:49:45Z | |
dc.date.issued | 2024-01-20 | |
dc.date.submitted | 2023-10-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12927 | |
dc.description | Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the parodic paintings made by Mauricio de Sousa (2010), which were compiled on his book História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, aiming to develop a script for picture reading comprehension activities to be used with students aged 6- 11 years old. To this end, the legal support of this research is in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2018), which contemplates the object of knowledge of image reading, in the area of Languages, in the components of Portuguese Language and Art, for those initial years of Elementary School. This research also aims to unite BNCC (Brazil, 2018) and the curricular components of language sciences to Ana Mae Barbosa?s Triangular Approach. Sousa?s (2010) publication was chosen due to its featuring parodies of paintings by renowned artists such as Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout,Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh and others. First, the paper conducts bibliographic research into relevant literature to later analyze, through the Triangular Approach, six parodies created by Sousa, which are featured on the book cover, and your classical paintings included on the back cover. Through this study, it is possible to state that the book stimulates the reader to conduct critical and investigative reading on the paintings and, through the observation of the parodies and comprehension of the pictures, the reader can understand the metaphorical constructs that the parodies evoke. Besides, the book contemplates what is established by BNCC (Brazil, 2018) regarding the six dimensions of knowledge - creation, criticism, esthesis, expression, fruition, and reflection - and this study connects them to the topics and skills planned for students to acquire in the first years of Elementary School. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Imagens - Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Comic books, strips, etc. | en |
dc.subject | Common National Curriculum Base | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Pictures - Books and reading | en |
dc.title | Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2910314054692633 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | VARGAS, G. B. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-01-10 |