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Análise de um motor ciclo diesel operando com biodiesel aditivado com nanopartículas de óxido de alumínio
dc.contributor.advisor | Telli, Giovani Dambros | |
dc.contributor.author | Smaniotto, Marcos Moresco | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.other | Rosa, Josimar Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:06:10Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T18:06:10Z | |
dc.date.issued | 2023-12-14 | |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12984 | |
dc.description | O presente trabalho propôs analisar experimentalmente o desempenho e emissões gasosas de um motor de combustão interna ciclo Diesel, operando com misturas de biodiesel com nanopartículas de óxido de alumínio. Devido a crescente preocupação com a degradação do meio ambiente e deterioração da atmosfera, busca-se amenizar os efeitos nocivos à natureza vinculados ao uso de combustíveis fósseis. Ainda assim, espera-se que com a aditivação do biodiesel, alguns problemas desse biocombustível, como a menor eficiência da combustão e o maior consumo poderão ser aprimorados, o que impedem que ele substitua integralmente o óleo diesel. Estudos realizados na área comprovam a eficácia desses aditivos ao biodiesel, havendo relatos de reduções bastante significativas nos índices de emissões gasosas e melhorias no desempenho dos motores. O motor utilizado nos ensaios foi do fabricante Agrale, modelo M90, monocilíndrico, de injeção direta, em sua configuração original. Para dar suporte energético, um gerador elétrico trifásico foi montado junto ao motor. A temperatura dos gases de escape foi medida através de um termopar tipo K. Um analisador de gases possibilitou a análise dos níveis de gases produzidos da combustão, como os índices de oxigênio, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono. O consumo de combustível foi avaliado através da leitura da massa de combustível que ia reduzindo no reservatório durante o tempo de operação do motor. Concentrações de 50, 100 e 150 ppm de óxido de alumínio foram utilizadas nas misturas. Para adequada homogeneização dessas misturas, foi utilizado o método de ultrassom. Durante os testes, foram monitoradas a potência e frequência do motor, e a temperatura dos gases de exaustão. Foram analisados os parâmetros de eficiência, consumo de combustível e emissões de gases de escape. Os valores obtidos foram comparados com o desempenho e emissões do motor movido a óleo diesel S500 e biodiesel B100. Foram constatados resultados satisfatórios para a redução nas emissões de CO, CO2 e NOX, aumento da eficiência do combustível, além da redução do consumo de combustível. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work proposed to experimentally analyze the performance and gaseous emissions of a diesel cycle internal combustion engine, operating with mixtures of biodiesel and aluminum oxide nanoparticles. Due to the growing concern about environmental degradation and deterioration of the atmosphere, a mitigation of the harmful effects on nature linked to the use of fossil fuels is needed. However, it is expected that with the addition of biodiesel, some problems with this biofuel, such as lower combustion efficiency and higher consumption, can be improved, which prevent it from fully replacing diesel oil. Studies carried out in the area prove the effectiveness of these additives on biodiesel, with reports of very significant reductions in gaseous emission rates and improvements in engine performance. The engine used in the tests was from the manufacturer Agrale, model M90, single cylinder, direct injection, in its original configuration. To provide energy support, a three-phase electrical generator was mounted next to the engine. The exhaust gas temperature was measured using a type K thermocouple. A gas analyzer made it possible to analyze the levels of gases produced from combustion, such as levels of oxygen, nitrogen oxides, carbon monoxide, and carbon dioxide. Fuel consumption was evaluated by measuring the mass of fuel that was reduced in the tank during the engine's operating time. Concentrations of 50, 100 and 150 ppm of aluminum oxide were used in the mixtures. For adequate homogenization of these mixtures, the ultrasound method was used. During the tests, engine power and frequency and exhaust gas temperature were monitored. The efficiency, fuel consumption, and exhaust gas emissions parameters were analyzed. The values obtained were compared with the performance and emissions of the engine powered by S500 diesel oil and B100 biodiesel. Satisfactory results were found for reducing CO, CO2, and NOX emissions, increasing fuel efficiency, in addition to reducing fuel consumption. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Nanopartículas | pt_BR |
dc.subject | Gás como combustível | pt_BR |
dc.title | Análise de um motor ciclo diesel operando com biodiesel aditivado com nanopartículas de óxido de alumínio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-15 |