• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Anelise Boaventura Pereira.pdf (3.707Mb)
Data
2024-01-27
Autor
Pereira, Anelise Boaventura
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar também para aqueles que não estão próximos fisicamente do contador. Assim, elege-se como problema da investigação o seguinte enunciado: como ocorre a mediação de leitura literária no Youtube? Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a contação de histórias em canais do Youtube de duas contadoras, a fim de contribuir para os estudos sobre a mediação cultural por meio da tecnologia. E, como objetivos específicos, discutir o conceito de mediação de leitura literária; descrever, a partir de entrevista episódica, informações sobre o percurso pessoal e profissional das contadoras; e analisar diferenças e semelhanças no modo como as contadoras apresentam as narrativas ao espectador. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se em Hauser (1977), Petit (2019), Yunes e Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel e Ramos (2022), Goulart e Ferreira (2022) no que diz respeito à mediação de leitura literária; em Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos e Panozzo (2015) para tratar de literatura, narrativa e literatura para infância; e em Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) e Bajard (1994) para abordar contação de história. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo ampara-se em Bauer e Gaskell (2002) e em Flick (2004, 2015). A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem descritiva, e pauta-se em estudo bibliográfico e na realização de entrevista episódica como instrumento para a contextualização da atuação de duas contadoras de histórias, a saber: Milene Barazzetti e Rosane Castro. Além das entrevistas, cinco vídeos de contação de história de cada contadora, veiculados no Youtube, são descritos e analisados, considerando elementos como figurino, cenário, conexão com o espectador, atuação na contação, características da gravação entre outros aspectos. Como resultados, evidenciam-se particularidades acerca da formação continuada das contadoras de histórias e apontam-se singularidades sobre o modo como elas transmitem aos espectadores as histórias escolhidas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12989
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV