Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
Fecha
2024-01-27Autor
Pereira, Anelise Boaventura
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
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O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar também para aqueles que não estão próximos fisicamente do contador. Assim, elege-se como problema da investigação o seguinte enunciado: como ocorre a mediação de leitura literária no Youtube? Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a contação de histórias em canais do Youtube de duas contadoras, a fim de contribuir para os estudos sobre a mediação cultural por meio da tecnologia. E, como objetivos específicos, discutir o conceito de mediação de leitura literária; descrever, a partir de entrevista episódica, informações sobre o percurso pessoal e profissional das contadoras; e analisar diferenças e semelhanças no modo como as contadoras apresentam as narrativas ao espectador. A fundamentação teórica desta pesquisa apoia-se em Hauser (1977), Petit (2019), Yunes e Oswald (2003), Zilberman (1991), Castrillón (2011), Neitzel e Ramos (2022), Goulart e Ferreira (2022) no que diz respeito à mediação de leitura literária; em Candido (2011), Benjamin (1987), Zilberman (2003, 2008), Ramos (2010), Ramos e Panozzo (2015) para tratar de literatura, narrativa e literatura para infância; e em Yunes (2012), Busatto (2012, 2013), Abramovich (2006) e Bajard (1994) para abordar contação de história. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo ampara-se em Bauer e Gaskell (2002) e em Flick (2004, 2015). A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem descritiva, e pauta-se em estudo bibliográfico e na realização de entrevista episódica como instrumento para a contextualização da atuação de duas contadoras de histórias, a saber: Milene Barazzetti e Rosane Castro. Além das entrevistas, cinco vídeos de contação de história de cada contadora, veiculados no Youtube, são descritos e analisados, considerando elementos como figurino, cenário, conexão com o espectador, atuação na contação, características da gravação entre outros aspectos. Como resultados, evidenciam-se particularidades acerca da formação continuada das contadoras de histórias e apontam-se singularidades sobre o modo como elas transmitem aos espectadores as histórias escolhidas. [resumo fornecido pelo autor]