Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorKloss, Caroline
dc.contributor.otherRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherLeite, Maria Alzira
dc.contributor.otherOudeste, Claudia Stumpf Toldo
dc.date.accessioned2024-03-26T15:28:12Z
dc.date.available2024-03-26T15:28:12Z
dc.date.issued2024-03-22
dc.date.submitted2023-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13146
dc.descriptionAo considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia escolar, esta pesquisa estrutura-se, a fim de explorar os potenciais didáticos da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, articulados aos livros didáticos que estão presentes nas escolas brasileiras, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Isso porque uma maior qualificação desses materiais pode refletir diretamente no desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta tese é propor algumas diretrizes pedagógico-linguísticas que possam auxiliar na elaboração de questões sobre compreensão leitora analítica em livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base na transformação didática da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para que os livros contribuam, ainda mais, com o desenvolvimento de tal habilidade. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa é qualitativa, tem caráter teórico e é constituída, tendo a descrição dos processos como estratégia. A primeira etapa consiste na investigação da perspectiva leitora enunciativa e da Teoria da Polifonia, explorando aspectos conceituais e desdobramentos. Depois, são discutidos alguns aspectos legais referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), juntamente com algumas verificações práticas a título de exemplo, com buscas em livros didáticos. Tal investigação ocorre em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental, uma unidade de cada livro didático. Ao final, são apresentadas diretrizes a partir da transformação didática da Teoria da Polifonia ao PNLD, a fim de que esse qualifique ainda mais seus critérios de seleção de livros didáticos e, assim, os alunos contemplados com tais materiais possam potencializar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora analítica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWhen considering below average performances in tests such as Enade, ENEM, Pisa and Prova Brasil regarding reading, together with perceptions regarding deficiencies in reading comprehension on the part of students in everyday school life, this research is structured, in order to explore the Polyphony Theory didactic transformation, linked to textbooks that are present in Brazilian schools, selected by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). This is because greater qualification of these materials can directly reflect on the development of students' reading proficiency. In this sense, the objective of this thesis is to propose some pedagogical-linguistic guidelines that can assist in the elaboration of questions about analytical reading comprehension in textbooks selected by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), based on the Polyphony Theory didactic transformation, by Oswald Ducrot, so that books contribute even more to the development of this skill. Regarding the methodological perspective, the research is qualitative, has a theoretical character and is constituted, with the description of the processes as a strategy. The first stage consists of investigating the enunciative reading perspective and the Theory of Polyphony, exploring conceptual aspects and developments. Afterwards, some legal aspects relating to the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) are discussed, together with some practical checks as an example, with searches in textbooks. This investigation uses examples of two collections from the 7th year of Elementary School, one unit from each textbook. At the end, guidelines are presented based on the didactic transformation of the Theory of Polyphony into the PNLD, so that it further qualifies its textbook selection criteria and, thus, students receiving such materials can enhance the development of the ability to analytical reading comprehension. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subjectNational Textbook Program (Brazil)pt_BR
dc.titleA compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1175523757775859pt_BR
mtd2-br.author.lattesKloss, Carolinept_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-03-22


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples