• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Literaturar: uma escrita pelo ato

Thumbnail
View/Open
Tese Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju.pdf (16.35Mb)
Date
2024-03-28
Author
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos
Orientador
Matos, Sônia Regina da Luz
Metadata
Show full item record
Abstract
Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, com o grupo de pesquisa da Pedagogia da Diferença. Busca-se tensionar a servidão e o utilitarismo bem como a totalidade e o cientificismo, que atravessam a escrita na universidade, de modo a perguntar: o que se passa, quando, pela escritura, literatura-se uma escrita acadêmica em educação? Trata-se, portanto, de tramar uma linha que, ao modo de uma fruição literária e filosófica, transborda o ato de literaturar. Para tanto, instauram-se movimentos de um método de pesquisa que ensaia, pela escritura, o próprio ato de literaturar a tese, disseminando, pela leitura que arrasta a escrita e pela escrita que arrasta a leitura, laboriosos exercícios de escritura. Logo, a tese apresenta uma montagem em três planos, a saber: o plano Do Pervagar, no qual mostra-se a extração do fio "em nome da escritura, literatura-se" da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e os tensionamentos acerca da escrita acadêmica; o plano Do Literaturar, implicado com a feitura do ato de literaturar ensaiado pelas escrituras e; por fim, o plano Do Rutilar, no qual são apresentados os ensaios dos exercícios de leituras e escritas. Como resultado, a tese engendrou uma escrita pelo ato de literaturar, disseminando uma fruição literária e filosófica entre a escrita acadêmica em educação e as escrituras em um vão. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13153
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [69]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV