Um estudo sobre os desafios e as estratégias adotadas por gestores de operações de tecnologia da informação durante o cenário da pandemia Covid-19
Data
2024-04-04Autore
Gil, Liziane Karine Lopes
Orientador
Costa, Carlos Alberto
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Esta pesquisa apresenta um estudo realizado considerando como contexto a pandemia de Covid-19, com foco na operação de setores de Tecnologia da Informação (TI) na manutenção das atividades empresariais naquele período. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de entender as repercussões da pandemia no ambiente organizacional, com ênfase na gestão da área de TI e as estratégia adotadas. O objetivo principal do estudo se divide na identificação dos principais desafios enfrentados e estratégias adotadas pelos gestores de operações de TI e os perfis percebidos nestas lideranças na Serra Gaúcha durante a pandemia. Para isso, com base na conceituação de liderança e seus estilos principais, e na identificação das características fundamentais de um líder de tecnologia da informação, foi utilizada uma escala para avaliar liderança conjuntamente com a coleta das percepções dos gestores de TI da Região. O método utilizado na pesquisa é exploratório e descritivo, com uma abordagem quantitativa. Para coletar dados, foi realizado um survey direcionado aos integrantes do grupo gestores de TI da Serra Gaúcha, envolvido neste estudo, com o intuito de capturar as percepções desses gestores sobre seus comportamentos diante dos desafios impostos pela pandemia. Utilizou-se um questionário fechado, estruturado em quatro seções distintas, abordando os desafios e legados da área de TI, os desafios específicos da liderança durante a pandemia, a avaliação do estilo gerencial e informações demográficas dos respondentes. Este questionário baseou-se na Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG), devidamente adaptada para o contexto específico da pesquisa. A população da pesquisa incluiu 78 respondentes. A análise dos resultados apontou que o estilo de liderança "Situacional" foi predominante entre os gestores de operação de TI durante a pandemia, o que indica adaptabilidade às circunstâncias e às necessidades da equipe, caracterizando uma abordagem e estrategia de liderança flexível e ajustável aos desafios do período. O construto "Relacionamento" foi o segundo mais relevante, sublinhando a importância de comunicação eficaz, empatia, suporte emocional e o desenvolvimento de um ambiente de confiança e respeito mútuo. Contrastando com isso, o construto "Tarefa", que se concentra em aspectos técnicos e na execução de tarefas e metas, foi considerado menos relevante. Portanto, houve um reconhecimento da valorização das relações humanas e a capacidade de adaptação a diferentes circunstâncias, enfatizando que o bem-estar e a resiliência da equipe são tão importantes quanto a realização de objetivos específicos. O estudo também destaca os desafios específicos da gestão de TI, como a rápida evolução tecnológica, a gestão de talentos e a segurança da informação, ressaltando a necessidade de lideranças em TI atualizadas e capazes de liderar suas equipes. Por fim, o estudo sugere a necessidade de pesquisas contínuas sobre os estilos de liderança em TI, considerando o contexto pós-pandemia e os desafios em constante evolução enfrentados pelo setor. [resumo fornecido pelo autor]