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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorGil, Liziane Karine Lopes
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherMoraes, Jorge Andre Ribas
dc.date.accessioned2024-04-04T16:52:22Z
dc.date.available2024-04-04T16:52:22Z
dc.date.issued2024-04-04
dc.date.submitted2024-03-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13163
dc.descriptionEsta pesquisa apresenta um estudo realizado considerando como contexto a pandemia de Covid-19, com foco na operação de setores de Tecnologia da Informação (TI) na manutenção das atividades empresariais naquele período. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de entender as repercussões da pandemia no ambiente organizacional, com ênfase na gestão da área de TI e as estratégia adotadas. O objetivo principal do estudo se divide na identificação dos principais desafios enfrentados e estratégias adotadas pelos gestores de operações de TI e os perfis percebidos nestas lideranças na Serra Gaúcha durante a pandemia. Para isso, com base na conceituação de liderança e seus estilos principais, e na identificação das características fundamentais de um líder de tecnologia da informação, foi utilizada uma escala para avaliar liderança conjuntamente com a coleta das percepções dos gestores de TI da Região. O método utilizado na pesquisa é exploratório e descritivo, com uma abordagem quantitativa. Para coletar dados, foi realizado um survey direcionado aos integrantes do grupo gestores de TI da Serra Gaúcha, envolvido neste estudo, com o intuito de capturar as percepções desses gestores sobre seus comportamentos diante dos desafios impostos pela pandemia. Utilizou-se um questionário fechado, estruturado em quatro seções distintas, abordando os desafios e legados da área de TI, os desafios específicos da liderança durante a pandemia, a avaliação do estilo gerencial e informações demográficas dos respondentes. Este questionário baseou-se na Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG), devidamente adaptada para o contexto específico da pesquisa. A população da pesquisa incluiu 78 respondentes. A análise dos resultados apontou que o estilo de liderança "Situacional" foi predominante entre os gestores de operação de TI durante a pandemia, o que indica adaptabilidade às circunstâncias e às necessidades da equipe, caracterizando uma abordagem e estrategia de liderança flexível e ajustável aos desafios do período. O construto "Relacionamento" foi o segundo mais relevante, sublinhando a importância de comunicação eficaz, empatia, suporte emocional e o desenvolvimento de um ambiente de confiança e respeito mútuo. Contrastando com isso, o construto "Tarefa", que se concentra em aspectos técnicos e na execução de tarefas e metas, foi considerado menos relevante. Portanto, houve um reconhecimento da valorização das relações humanas e a capacidade de adaptação a diferentes circunstâncias, enfatizando que o bem-estar e a resiliência da equipe são tão importantes quanto a realização de objetivos específicos. O estudo também destaca os desafios específicos da gestão de TI, como a rápida evolução tecnológica, a gestão de talentos e a segurança da informação, ressaltando a necessidade de lideranças em TI atualizadas e capazes de liderar suas equipes. Por fim, o estudo sugere a necessidade de pesquisas contínuas sobre os estilos de liderança em TI, considerando o contexto pós-pandemia e os desafios em constante evolução enfrentados pelo setor. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study conducted in the context of the COVID-19 pandemic, focusing on the operation of Information Technology (IT) sectors in maintaining business activities during that period. The choice of the theme was motivated by the need to understand the repercussions of the pandemic on the organizational environment, with an emphasis on IT management and the strategies adopted. The main objective of the study is divided into identifying the main challenges faced and strategies adopted by IT operations managers and the profiles perceived in these leaderships in Serra Gaúcha during the pandemic. For this, based on the conceptualization of leadership and its main styles, and the identification of the fundamental characteristics of an information technology leader, a scale was used to assess leadership along with the collection of perceptions of IT managers in the Region. The research method is exploratory and descriptive, with a quantitative approach. To collect data, a survey was conducted targeting members of the IT managers group of Serra Gaúcha, involved in this study, in order to capture the perceptions of these managers about their behaviors in the face of the challenges imposed by the pandemic. A closed questionnaire was used, structured in four distinct sections, addressing the challenges and legacies of the IT area, the specific challenges of leadership during the pandemic, the evaluation of the managerial style, and demographic information of the respondents. This questionnaire was based on the Managerial Style Assessment Scale (EAEG), duly adapted to the specific context of the research. The research population included 78 respondents. The analysis of the results pointed out that the "Situational" leadership style was predominant among IT operation managers during the pandemic, which indicates adaptability to circumstances and team needs, characterizing a flexible and adjustable leadership approach and strategy to the challenges of the period. The "Relationship" construct was the second most relevant, underlining the importance of effective communication, empathy, emotional support, and the development of an environment of trust and mutual respect. In contrast, the "Task" construct, which focuses on technical aspects and the execution of tasks and goals, was considered less relevant. Therefore, there was a recognition of the appreciation of human relations and the ability to adapt to different circumstances, emphasizing that the well-being and resilience of the team are as important as achieving specific objectives. The study also highlights the specific challenges of IT management, such as rapid technological evolution, talent management, and information security, emphasizing the need for up-to-date IT leadership capable of leading their teams. Finally, the study suggests the need for continuous research on IT leadership styles, considering the post-pandemic context and the constantly evolving challenges faced by the sector. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Liderança - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectGerênciapt_BR
dc.subjectInformation technology - Leadership -Serra, Região(Brazil)pt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandémiespt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleUm estudo sobre os desafios e as estratégias adotadas por gestores de operações de tecnologia da informação durante o cenário da pandemia Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4745835091612917pt_BR
mtd2-br.author.lattesGIL, L. K. L.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-04-04


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