Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJaeger, Silvio Aurélio
dc.contributor.authorMachado, Milena Kerber
dc.contributor.otherLopes, Ronald
dc.contributor.otherReis, Zaida Cristiane dos
dc.date.accessioned2024-04-18T18:30:30Z
dc.date.available2024-04-18T18:30:30Z
dc.date.issued2023-12-23
dc.date.submitted2023-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13240
dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as relações econômicas entre Brasil e Canadá, com foco no comércio bilateral, a fim de identificar novas oportunidades para a expansão das exportações brasileiras para o mercado canadense. A globalização e a crescente interdependência econômica entre os países intensificam o comércio internacional, resultando em uma competição acirrada entre as nações. A exportação representa uma estratégia de internacionalização para as empresas, e os benefícios desse processo são discutidos na teoria das vantagens absolutas de Adam Smith. Nesse cenário, o Brasil fortalece sua presença no comércio internacional impulsionando o desenvolvimento de novos mercados como o Canadá, que apresenta um crescimento significativo nas transações comerciais entre si nos últimos anos. Através da metodologia qualitativa com estratégia de pesquisa bibliográfica e entrevista, este estudo evidencia oportunidades paras as exportações brasileiras no Canadá. Apresenta os principais aspectos macroambientais do Canadá, como um mercado diversificado e aberto a novos produtos. O Brasil pode ampliar suas operações comerciais com o Canadá, nos segmentos de frutas, carnes, mel e máquinas e equipamentos os quais são oportunidades para o mercado brasileiro. Além disso, entrevistas com atuantes nas relações comerciais entre os dois países foram realizadas, dados foram coletados e analisados para comparar aos aspectos da pesquisa. Os resultados elucidam similaridade das oportunidades pesquisadas com as citadas pelos entrevistados. Assim como apresenta importantes insights como os desafios da negociação e do conhecimento do mercado canadense. As entrevistas corroboram para um entendimento aprofundado do mercado expondo os desafios encontrados ao adentrar ao mercado canadense e complementam a pesquisa das oportunidades. Assim, o presente estudo apresenta oportunidades para as exportações brasileiras no Canadá, assim como fomenta a visibilidade deste mercado para o mercado brasileiro. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectRelações econômicas internacionais - Brasil - Canadápt_BR
dc.titleComércio bilateral: oportunidades de expansão das exportações brasileiras para o Canadápt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário Vale do Caípt_BR
local.data.embargo2023-12-29


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples