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Educação para a não violência : uma leitura à luz da filosofia de Eric Weil

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Tese Marcelo Larger Carneiro.pdf (1.327Mb)
Datum
2024-04-30
Autor
Carneira, Marcelo Larger
Orientador
Cescon, Everaldo
Metadata
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Zusammenfassung
Esta Tese tem como objetivo demonstrar que a educação para a não violência, sob a ótica de Eric Weil, tem um sentido de sabedoria prática aristotélica. Para explorar esse tema, partiu-se da seguinte questão: Qual o sentido da educação para Eric Weil na formação de pessoas capazes de perceber seu lugar no mundo e do outro, subsidiando uma abertura para a promoção de um progresso para a não violência? Para Weil, a educação tem um lugar especial em sua interpretação de como o homem age na realidade histórica, partindo de um conceito de educação moral. Para ele, a educação não se resume à instrução, mas visa proporcionar ao indivíduo um desenvolvimento da capacidade de compreender seu lugar no mundo e das suas relações com os outros indivíduos. A hipótese levantada é a de que a educação, da forma como Weil a compreende, tem contornos semelhantes à sabedoria prática aristotélica, porque proporciona aos indivíduos razoáveis desenvolverem uma compreensão mais profunda das relações com outros membros de uma comunidade, de modo que possam agir de maneira ética e responsável. O embasamento teórico desta Tese são as obras de Eric Weil, sobretudo a Lógica da Filosofia, a Filosofia Moral e a Filosofia Política, cotejadas com a obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, especialmente no tocante à sabedoria prática. Esta pesquisa contribui para fomentar a discussão sobre o sentido da educação na construção de uma sociedade que promova a formação de indivíduos respeitosos com os outros e comprometidos com a promoção de um progresso em direção a não violência. Além disso, contribui para uma compreensão das dinâmicas humanas e da capacidade de se adaptar a situações diversas, o que é fundamental para a evolução da humanidade, porque ela não apenas fornece conhecimento, mas também molda atitudes, valores e comportamentos que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13273
Collections
  • Doutorado em Filosofia [14]

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