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Estudo comparativo dos processos de soldagem GMAW, FCAW e HLAW na união de peças ferroviárias
dc.contributor.advisor | Acosta, Victor Hugo Velazquez | |
dc.contributor.author | Pagno, Franco Hecher | |
dc.contributor.other | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Michels, Alexandre Fassini | |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T19:31:31Z | |
dc.date.available | 2024-05-27T19:31:31Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.date.submitted | 2023-11-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13398 | |
dc.description | A produtividade de uma indústria representa o seu diferencial competitivo em relação ao mercado e ao seu próprio faturamento. Novos materiais e tecnologias aplicadas aos processos de fabricação estão sempre no foco dos estudos do segmento industrial. Nos últimos anos, a indústria automotiva e naval manteve o foco na pesquisa de processos de soldagem com utilização de laser, com o objetivo de aumentar a velocidade de soldagem. Assim, este projeto de conclusão de curso de Engenharia Automotiva teve como objetivo realizar testes comparativos entre os processos de soldagem GMAW, FCAW e HLAW, bem como as geometrias de bisel de 30° e 45° de uma junta soldada de uma viga de vagão ferroviário. Esta junta apresenta uma chapa de aço patinável com alta espessura e, atualmente, demanda um processo de soldagem multipasses, que é improdutivo e com alto aporte térmico. Os testes realizados focaram no controle do aporte térmico da junta, mas, principalmente, no ganho de produtividade, através da redução do tempo e do número de passes de soldagem e do aumento da velocidade do processo, apresentando seus custos operacionais e de implementação. A metodologia do trabalho contemplou as etapas de definição dos corpos de provas, determinação dos parâmetros de soldagem dos processos e execução dos procedimentos de soldagem. Após, as amostras foram preparadas para os ensaios de tração, de dobramento lateral, de microdureza, de micrografia e de macrografia. Os resultados obtidos mostraram que os processos GMAW e FCAW foram aprovados nos ensaios de tração. Também mostrou que o processo HLAW foi o mais produtivo, com maior redução de custo operacional, porém, o mais caro para ser implementado. Comparando as geometrias das juntas, o bisel atual de 45° se mostrou excessivo e desnecessário e o bisel de 30° respondeu bem ao processo. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The productivity of an industry represents its competitive advantage in relation to the market and its own revenue. New materials and technologies applied in manufacturing processes are always on focus of studies on industrial segment. In recent years, the automotive and naval industries have maintained their focus on researching welding processes using lasers, looking for increase welding speeds. Therefore, this Automotive Engineering course completion project aimed to execute comparative tests between the GMAW, FCAW and HLAW welding processes, as well as the 30° and 45° bevel geometries of a welded joint of a railway carriage beam. This joint features a high thickness weathering steel plate, and currently requires a multipass welding process, which is unproductive and has a high heat input. These tests focused on controlling the heat input of the joint, but mainly on gaining productivity, by reducing time, the number of welding passes and increasing the welding speed, presenting its operational and implementation costs. The work methodology stages included the definition of test specimens, determination of welding process parameters and execution of welding procedures stages. Afterwards, samples were prepared for tensile, lateral bending, microhardness, micrography and macrography tests. The results obtained, showed that GMAW and FCAW processes were approved in tensile tests. It also showed that HLAW process was the most productive, with greatest reduction in operational costs, however, the most expensive to implement. Comparing the joint geometries, current 45° bevel proved to be excessive and unnecessary and 30° bevel responded well to the process. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aço | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Produtividade industrial | pt_BR |
dc.subject | Controle de temperatura | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Vagões de carga | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo dos processos de soldagem GMAW, FCAW e HLAW na união de peças ferroviárias | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Automotiva | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-22 |