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Desenvolvimento e validação de um protótipo de cilindro mestre de embreagem para veículos comerciais

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Ver/
TCC Ingo Antoniolli Ceccagno.pdf (1.735Mb)
Fecha
2023-12-22
Autor
Ceccagno, Ingo Antoniolli
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho teve como estudo o desenvolvimento e validação de um cilindro mestre de embreagem para veículos comerciais. O produto foi projetado para ser capaz de substituir um modelo já existente no mercado que seria descontinuado. Através da utilização da metodologia de elementos finitos foi possível otimizar o projeto da carcaça do cilindro e reduzir a sua massa em 51%. O projeto também contou com a fabricação e instalação de protótipos em um veículo de seu quadro de aplicações para realização de testes funcionais. Com o auxílio de instrumentação foi possível coletar dados importantes para analisar o funcionamento do sistema como pressão hidráulica, deslocamento do garfo da embreagem, força no pedal e curso do pedal. Os valores dos parâmetros coletados e o funcionamento do cilindro atenderam aos requisitos do projeto. Para a validação da durabilidade do protótipo foi desenvolvida uma bancada de testes cíclicos. Os dados coletados em veículos foram utilizados na calibração da bancada, ajudando a alcançar um comportamento fiel à condição real. As primeiras amostras testadas suportavam uma baixa ciclagem, e após alguns ajustes finos, a melhor amostra chegou à marca de 320 mil ciclos. Embora o requisito de validação de durabilidade para o mercado OEM seja de 4 milhões de ciclos, foi possível avançar muito com o projeto e nortear os próximos passos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13409
Colecciones
  • Engenharia Automotiva - Bacharelado [9]

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