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Análise estrutural de chassi de micro-ônibus de linha leve com longarinas de aço LNE500
dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Davoglio, Wanderlei Junior | |
dc.contributor.other | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Nascimento, Vagner do | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T16:38:55Z | |
dc.date.available | 2024-07-10T16:38:55Z | |
dc.date.issued | 2024-07-08 | |
dc.date.submitted | 2024-07-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13508 | |
dc.description | Mirando na tendência automotiva mundial de redução de peso e emissões de poluentes, o presente trabalho propôs a realização de uma análise estrutural em um chassi veicular de micro-ônibus. Esta teve como objetivo reduzir a massa total do veículo substituindo o material de fabricação das longarinas, que atualmente é LNE 380 para LNE 500, com redução de espessura. Para isto, foram levantadas as condições de contorno e de carregamento do chassi na sua aplicação e foram realizados testes simulando o comportamento real de torção e flexão da estrutura. Foram utilizados os softwares Solidworks® e SimSolid®, para realizar, respectivamente, a simplificação geométrica do modelo 3D do chassi e a simulação estrutural do modelo empregado. Analisadas as tensões resultantes das rodadas de testes, sob 4 modos diferentes de carregamento, foram obtidos coeficientes de segurança para a utilização do material proposto. Obteve-se redução de massa de 61,2 kg através da diminuição da espessura da chapa das longarinas, mantendo próximas as características de rigidez estrutural sob os carregamentos utilizados. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Aiming at the global automotive trend towards the reduction of weight and and pollutant emissions, this work proposed carrying out a structural analysis on a minibus vehicle chassis. The aim was to reduce the total mass of the vehicle by replacing the manufacturing material of the side members, which is currently LNE 380, to LNE 500. To achieve the objective, the boundary and loading conditions of the chassis were assessed in its application and tests were carried out simulating the actual torsional and bending behavior of the structure. The Solidworks® and SimSolid® softwares were used to perform respectively the geometric simplification of the 3D model of the chassis, and the simulation and structural analysis of the model employed. After analyzing the stresses resulting from the test rounds, under 4 different load cases, safety coefficients were obtained for the use of the proposed material. A mass reduction of 61.2 kg was achieved by reducing the thickness of the side member plates, keeping the structural rigidity characteristics close under the loads used. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural de chassi de micro-ônibus de linha leve com longarinas de aço LNE500 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |