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A branquitude e o papel do trabalho socioeducativo de assistentes sociais na luta antirracista
dc.contributor.advisor | Camardelo, Ana Maria Paim | |
dc.contributor.author | Debiasi, Janine | |
dc.contributor.other | Bertele, Elizabete | |
dc.contributor.other | Rigon, Bruno Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T19:56:16Z | |
dc.date.available | 2024-07-19T19:56:16Z | |
dc.date.issued | 2024-07-04 | |
dc.date.submitted | 2024-07-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13577 | |
dc.description | O presente trabalho aborda aspectos do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e traz para a centralidade do debate a branquitude. Tendo como problema de pesquisa "como o trabalho socioeducativo pode contribuir com a luta antirracista e no processo de autocrítica da branquitude", o estudo voltou-se a compreender como o trabalho socioeducativo de assistentes sociais pode contribuir no processo de autocrítica da branquitude e a influência desse processo reflexivo na luta antirracista. Para tal, embasou-se na teoria social crítica e utilizou-se das categorias do método histórico dialético: totalidade, historicidade, alienação, contradição, reprodução, e mediação. Partindo destas categorias, articuladas à dimensão ético-política do Serviço Social, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que teve enfoque qualitativo e atendeu aos parâmetros investigativos da pesquisa no campo social. Como resultado do estudo, evidenciou-se que o racismo, embora não seja de fato uma categoria científica, trata-se de elemento que estruturou a sociedade brasileira desde seus primórdios e que segue sendo determinante para as relações sociais na atualidade. Portanto, para promover um real enfrentamento de modo a modificar a estrutura social posta, faz-se imprescindível a compreensão de seus meandros e, enquanto categoria de estudo, também a compreensão das subjetividades daqueles responsáveis por sua perpetuação, a branquitude. Quanto a estes, evidenciou-se a importância de sua participação ativa enquanto agentes de enfrentamento ao racismo e, para tanto, necessário o despertar de sua consciência crítica acerca das relações raciais e de sua inserção nelas. Quanto ao Serviço Social, verificou-se que a profissão, hoje apresenta uma orientação crítica comprometida com o enfrentamento a todos os tipos de preconceito, sendo assim, de modo a ratificar inclusive seu projeto ético-político, faz-se fundamental para a profissão a abordagem da pauta étnico-racial. Portanto, concluiu-se que, dada a sua inserção nos mais diversos espaços sociais, a abordagem do tema pela categoria profissional e pelas(os) assistentes sociais dentro dos seus espaços de inserção, constitui-se enquanto ferramenta indispensável na luta antirracista. Por fim, considerando o cunho socioeducativo do seu trabalho, faz-se também imprescindível sua intervenção com vias a fomentar o pensamento crítico da branquitude. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.title | A branquitude e o papel do trabalho socioeducativo de assistentes sociais na luta antirracista | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Serviço Social | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
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