Mostra i principali dati dell'item
Mulheres reais e o futuro da teledramaturgia brasileira: uma análise da novela bom sucesso
dc.contributor.advisor | Bocchese, Marcell | |
dc.contributor.author | Giusti, Bruna Alves | |
dc.contributor.other | Baptista, Maria Luiza Cardinale | |
dc.contributor.other | Silva, Ivana Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:23:31Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T19:23:31Z | |
dc.date.issued | 2024-07-17 | |
dc.date.submitted | 2024-07-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13604 | |
dc.description | O presente trabalho visa analisar o impacto das personagens femininas reais no futuro da televisão brasileiras, levando em consideração o conceito de novela como um mídia formadora de opinião pública e incentivadora de debates.Tem como objetivos: verificar a evolução da representação das mulheres nas telenovelas; examinar o efeito dos estudos sobre a Jornada da Heroína na construção de personagens femininas que sejam semelhantes as mulheres da vida real; indicar fatores, características e aspectos que favorecem a popularização de uma personagem feminina nas telenovelas; e, finalmente, apontar a influência das redes sociais na popularização de personagens femininas reais. Nesse sentido, durante a pesquisa bibliográfica, desenvolvida ao longo de quatro capítulos, será possível encontrar o resgate da história da telenovela, assim como: aprofundamento sobre presente da televisão brasileira; uma verificação de como a mulher é representada em espaços da televisão brasileira, que engloba o conceito "mulher real" desbravado nesta pesquisa; e, a conceitualização de todas as fases da Jornada da Heroína, de Maureen Murdock (1990). Alguns dos autores presentes nesta pesquisa são: Rosane Svartman (2023); Nilson Xavier (informação verbal); Fabiana Moraes (2022); Naomi Wolf (1990), Gerda Lerner (1993); Betty Friedan (1963); Maureen Murdock (1990); e, Tamara Cristine de Araújo (2022). A metodologia é feita a partir do método da análise de conteúdo, a partir do estabelecimento de relações com os conceitos dispostos a partir da pesquisa bibliográfica e dos estudos dos acontecimentos da novela Bom Sucesso. A conclusão aponta a existência de personagens femininas reais e o impacto delas no futuro da televisão brasileira a partir da identificação do público, tradicional e digital.Entretanto, conclui-se que a Jornada da Heroína, proposta por Murdock (1990), não é o caminho para a construção dessa personagem. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Personagens | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas - Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Mulheres reais e o futuro da teledramaturgia brasileira: uma análise da novela bom sucesso | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Jornalismo | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-07-17 |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Jornalismo [90]