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dc.contributor.advisorBocchese, Marcell
dc.contributor.authorGiusti, Bruna Alves
dc.contributor.otherBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.otherSilva, Ivana Almeida da
dc.date.accessioned2024-07-29T19:23:31Z
dc.date.available2024-07-29T19:23:31Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.date.submitted2024-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13604
dc.descriptionO presente trabalho visa analisar o impacto das personagens femininas reais no futuro da televisão brasileiras, levando em consideração o conceito de novela como um mídia formadora de opinião pública e incentivadora de debates.Tem como objetivos: verificar a evolução da representação das mulheres nas telenovelas; examinar o efeito dos estudos sobre a Jornada da Heroína na construção de personagens femininas que sejam semelhantes as mulheres da vida real; indicar fatores, características e aspectos que favorecem a popularização de uma personagem feminina nas telenovelas; e, finalmente, apontar a influência das redes sociais na popularização de personagens femininas reais. Nesse sentido, durante a pesquisa bibliográfica, desenvolvida ao longo de quatro capítulos, será possível encontrar o resgate da história da telenovela, assim como: aprofundamento sobre presente da televisão brasileira; uma verificação de como a mulher é representada em espaços da televisão brasileira, que engloba o conceito "mulher real" desbravado nesta pesquisa; e, a conceitualização de todas as fases da Jornada da Heroína, de Maureen Murdock (1990). Alguns dos autores presentes nesta pesquisa são: Rosane Svartman (2023); Nilson Xavier (informação verbal); Fabiana Moraes (2022); Naomi Wolf (1990), Gerda Lerner (1993); Betty Friedan (1963); Maureen Murdock (1990); e, Tamara Cristine de Araújo (2022). A metodologia é feita a partir do método da análise de conteúdo, a partir do estabelecimento de relações com os conceitos dispostos a partir da pesquisa bibliográfica e dos estudos dos acontecimentos da novela Bom Sucesso. A conclusão aponta a existência de personagens femininas reais e o impacto delas no futuro da televisão brasileira a partir da identificação do público, tradicional e digital.Entretanto, conclui-se que a Jornada da Heroína, proposta por Murdock (1990), não é o caminho para a construção dessa personagem. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMulheres - Personagenspt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectTelenovelas - Análise do discursopt_BR
dc.titleMulheres reais e o futuro da teledramaturgia brasileira: uma análise da novela bom sucessopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Jornalismopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-07-17


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