dc.contributor.advisor | Radünz, Roberto | |
dc.contributor.author | Gadelha, Hugo Sarmento | |
dc.contributor.other | Xerri, Eliana Gasparani | |
dc.contributor.other | Amorim, Helder Remigio de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T19:26:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-15T19:26:47Z | |
dc.date.issued | 2024-08-09 | |
dc.date.submitted | 2024-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13655 | |
dc.description | A presente dissertação apresenta uma discussão sobre a importância do ensino da história local em Sousa, Paraíba. O trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos professores sobre o ensino da história local e entender como ocorre nas escolas de ensino fundamental na referida cidade. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com oito educadores do município. Os resultados obtidos indicam que o ensino da história local em Sousa é iniciado a partir do 3º ano do ensino fundamental, mas enfrenta problemas, como a falta de material didático específico. A pesquisa destaca que, apesar das dificuldades, há um reconhecimento da importância desse ensino para a construção da cidadania e para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica nos estudantes. Para suprir a carência de recursos, neste trabalho, foi proposta a elaboração de uma cartilha didática sobre a história de Sousa, a qual tem como objetivo fornecer um material estruturado e acessível para os professores, abordando aspectos cronológicos e a análise de eventos e personalidades que moldaram a história local. Outrossim, sugere-se a utilização de recursos digitais e a produção de filmes e documentários para complementar o ensino. Logo, conclui-se a necessidade de uma revisão dos currículos escolares para incluir de forma mais efetiva a história da região, bem como a importância da capacitação contínua dos professores. A implementação de uma cartilha didática é vista como um passo importante para melhorar o ensino e engajar os alunos, promovendo um maior entendimento e valorização da história e cultura de Sousa.[resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation presents a discussion on the importance of teaching local history in Sousa, Paraíba. The work aims to investigate teachers' perceptions of local history education and understand how it occurs in elementary schools in the referred city. For this, a qualitative methodology was adopted, using semi-structured interviews with eight educators from the municipality. The results obtained indicate that the teaching of local history in Sousa begins from the 3rd year of elementary school, but faces problems such as the lack of specific teaching materials. The research highlights that, despite the difficulties, there is a recognition of the importance of this education for building citizenship and developing research and critical analysis skills in students. To address the lack of resources, this work proposed the development of a didactic booklet on the history of Sousa, which aims to provide structured and accessible material for teachers, covering chronological aspects and the analysis of events and personalities that shaped local history. Additionally, the use of digital resources and the production of films and documentaries are suggested to complement the teaching. Thus, it is concluded that there is a need to review school curricula to more effectively include the region's history, as well as the importance of continuous teacher training. The implementation of a didactic booklet is seen as an important step to improve teaching and engage students, promoting a greater understanding and appreciation of the history and culture of Sousa. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | História local - Sousa (PB) | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cartilhas - Manuais, guias, etc. | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | en |
dc.subject | Local history - Sousa (Brazil) | en |
dc.subject | Elementary school teachers | en |
dc.subject | Textbooks - Handbooks, manuals, etc. | en |
dc.title | Contribuições do ensino da história local no município de Sousa, PB : da época dos dinossauros aos primeiros anos do século XX | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4939173108055270 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | GADELHA, H. S | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-08-09 | |