Análise dos processos de alfabetização e letramento: a construção de sentido a partir dos estudos saussurianos
Data
2024-08-10Autore
Silva, Ana Paula Santos da
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O objetivo deste estudo é propor situações de escrita pautadas especialmente nos pressupostos de Ferdinand Saussure, em especial na obra Curso de linguística geral (2006), a fim de colaborar com o processo de alfabetização, desenvolvendo essas habilidades de forma significativa em que os estudantes possam fazer conexões com suas vivências e conhecimentos, refletindo sobre o funcionamento da língua. Para tanto, revisamos as orientações para o desenvolvimento das habilidades de escrita previstas pela Base Nacional do Ensino Fundamental (BNCC), destacando os marcos legais para a alfabetização no Brasil. Em seguida, apresentamos as noções e conceitos saussurianos a fim de verificar quais deles poderiam colaborar no processo de aprendizagem da língua escrita; investigamos como se dá o processo de aquisição da linguagem de falantes nativos com estudos voltados à educação e de como a criança aprende. Por fim, visando a colaborar com os processos de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aliando aspectos da área da Educação a aspectos da área da linguística, aplicamos alguns instrumentos de escrita pautados nos pressupostos de Ferdinand Saussure para estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, observando a participação e o desempenho deles nos exercícios de escrita propostos. Trata-se de uma uma pesquisa-ação, cujo corpus conta com 38 estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental no ano de 2023, todos com faixa etária entre sete e oito anos. Foram selecionadas duas turmas, uma delas, grupo de aplicação/testagem e um grupo de controle. Os resultados revelaram que os pressupostos saussurianos podem colaborar no desenvolvimento de habilidades de escrita para, em especial as noções de valor e de relação. [resumo fornecido pelo autor]