Mostra i principali dati dell'item
Análise dos processos de alfabetização e letramento: a construção de sentido a partir dos estudos saussurianos
dc.contributor.advisor | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Santos da | |
dc.contributor.other | Leite, Maria Alzira | |
dc.contributor.other | Fadanelli, Sabrina Bonqueves | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris | |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T13:35:06Z | |
dc.date.available | 2024-08-16T13:35:06Z | |
dc.date.issued | 2024-08-10 | |
dc.date.submitted | 2024-05-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13657 | |
dc.description | O objetivo deste estudo é propor situações de escrita pautadas especialmente nos pressupostos de Ferdinand Saussure, em especial na obra Curso de linguística geral (2006), a fim de colaborar com o processo de alfabetização, desenvolvendo essas habilidades de forma significativa em que os estudantes possam fazer conexões com suas vivências e conhecimentos, refletindo sobre o funcionamento da língua. Para tanto, revisamos as orientações para o desenvolvimento das habilidades de escrita previstas pela Base Nacional do Ensino Fundamental (BNCC), destacando os marcos legais para a alfabetização no Brasil. Em seguida, apresentamos as noções e conceitos saussurianos a fim de verificar quais deles poderiam colaborar no processo de aprendizagem da língua escrita; investigamos como se dá o processo de aquisição da linguagem de falantes nativos com estudos voltados à educação e de como a criança aprende. Por fim, visando a colaborar com os processos de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aliando aspectos da área da Educação a aspectos da área da linguística, aplicamos alguns instrumentos de escrita pautados nos pressupostos de Ferdinand Saussure para estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, observando a participação e o desempenho deles nos exercícios de escrita propostos. Trata-se de uma uma pesquisa-ação, cujo corpus conta com 38 estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental no ano de 2023, todos com faixa etária entre sete e oito anos. Foram selecionadas duas turmas, uma delas, grupo de aplicação/testagem e um grupo de controle. Os resultados revelaram que os pressupostos saussurianos podem colaborar no desenvolvimento de habilidades de escrita para, em especial as noções de valor e de relação. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to propose writing situations based especially on the assumptions of Ferdinand Saussure, especially in the work General Linguistics Course (2006), in order to collaborate with the literacy process, developing these skills in a meaningful way and reflecting on the functioning of the language. To this end, we reviewed the guidelines for the development of writing skills provided for by the National Base for Elementary Education (BNCC), highlighting the legal frameworks for literacy in Brazil. Next, we present saussurian notions and concepts in order to verify which of them could collaborate in the process of learning written language; We investigated how the language acquisition process occurs in native speakers with studies focused on education and how children learn. Finally, aiming to collaborate with the literacy and literacy processes of children in the initial years of Elementary School, combining aspects from the area of Education with aspects from the area of Linguistics, we applied some writing instruments based on Ferdinand Saussure's assumptions for second-year students. year of Elementary School, observing their participation and performance in the proposed writing exercises. This is action research, whose corpus includes 38 students, in the literacy process, enrolled in the second year of Elementary School, all aged between seven and eight years old. Two classes were selected, one of which was the application/testing group and a control group. The results revealed that saussurian assumptions can collaborate in the development of writing skills, especially the notions of value and relationship. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguística - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Linguistics - Study and teaching (Elementary education) | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.title | Análise dos processos de alfabetização e letramento: a construção de sentido a partir dos estudos saussurianos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/5363282883913146 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, A. P. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |