Tornar-se leitora: percursos de professoras
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Data
2024-08-27Autor
Lusa, Diana
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta pesquisa de Doutorado, vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI) e à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizou uma interlocução com mulheres, professoras de arte e de língua portuguesa e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São Domingos do Sul, município localizado no Rio Grande do Sul (RS), com o fim de conhecer suas histórias de leitura e de escrita e os processos de mediação vividos por elas, assim como os que acontecem em suas práticas docentes. Assim sendo, o estudo teve como objetivo geral: Investigar, a partir de histórias de leitura de mulheres professoras de São Domingos do Sul – RS, seus percursos de leitura, a fim de contribuir para as discussões acerca da formação leitora de mulheres no Brasil e sua relação com a mediação cultural. Os objetivos específicos foram: a) conhecer, a partir da análise do percurso formativo de um grupo de professoras de São Domingos do Sul, as suas histórias de leitura e de escrita; b) compreender as condições da mulher-professora em seu percurso formativo e os atravessamentos de gênero em cada caminho; c) identificar os processos de mediação em cada percurso – os vividos e os que se espelham nas práticas. A metodologia ancora-se na pesquisa qualitativa e a investigação efetiva-se a partir de entrevistas semiestruturadas com aberturas narrativas, realizadas com as interlocutoras empíricas, que foram posteriormente transcritas, sendo o corpus da pesquisa. As narrativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) com base em Moraes e Galiazzi (2016), o que resultou, ao final da análise dos dados, em quatro categorias. Dentro dessas categorias, que foram tratadas nos capítulos quarto e quinto desta tese, os
seguintes temas foram abordados: o que envolveu a escolha de ser professora das interlocutoras do local; os livros – físicos, vivos, livro-afeto; o ato de ler; a relação da escola com a leitura e a escrita; as experiências de mediação cultural e de mediação de leitura. Além desses capítulos e do primeiro e do sexto, os quais apresentam, respectivamente, a introdução e as considerações finais, esta tese ainda é composta por um capítulo teórico – o segundo –, que embasa o estudo, desenvolvendo os
seguintes assuntos: conceito de gênero; breve percurso histórico do encontro das mulheres com a leitura; conceituação de leitura e discussão sobre as múltiplas leituras possíveis, sobre o ato de ler e sobre a literatura como direito fundamental do ser humano; apresentação do conceito de experiência e de experiência de leitura; e, por fim, reflexão sobre os conceitos de mediação cultural,
mediação de leitura e educação estética. Para tanto, os seguintes autores foram referenciados: Barthes (2013), Beauvoir (2019b), Candido (2004), Gattai (2009), Gebara (2000), Heidegger (2003), Horellou-Lafarge e Sergé (2010), Jouve (2002), Larrosa (2019), Louro (1997, 2018), Lyons (1999), Manguel (1997, 2009), Pennac (1993), Petit (2013, 2019), Scott (1995), Woolf (2014) e Yunes (2002, 2003, 2021). O terceiro capítulo apresenta uma contextualização do local onde a pesquisa foi realizada. Os resultados da pesquisa mostram os distintos percursos formativos das professoras, os quais têm pontos de intersecção, sendo um deles a centralidade da escola na vida de cada interlocutora – a escola foi o local de contato com os livros (livro físico e, em muitos casos, com o livro-afeto e com o livro-vivo). Os inesquecíveis livros lidos na infância e na adolescência estão guardados em local especial da memória de cada professora. A pesquisa deu luz também às figuras marcantes, mediadores culturais e de leitura presentes na vida de cada uma das interlocutoras e às formas como foram e são elas mesmas mediadoras. O estudo mostrou, ainda, as leituras, no plural, que emergiram das narrativas e buscou discutir teórica e empiricamente sobre vivências e experiências de leituras literárias. O tornar-se – leitora, mulher, profissional, cidadã, mãe, entre outros – perpassou cada história, sendo individual e coletiva. O tornar-se fez e faz parte da vida enquanto há vida para viver, transformar, enquanto há caminho para andar. O tornar-se leitora, que teve atenção especial nesta pesquisa, favoreceu o tornar-se mediadora. [resumo fornecido pelo autor]