Influência dos diferentes métodos de ensino nos conhecimentos táticos no futebol.
Visualizar/ Abrir
Data
2024-09-03Autor
Ferreira, Jordano Camatti
Orientador
Busin, Diego
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: O futebol possui características que tornam o ambiente do jogo imprevisível, pois uma equipe não sabe exatamente o que a outra irá fazer, fazendo com que, os jogadores executem determinado comportamento tático para resolver os problemas encontrados durante o jogo. Sendo assim, é importante avaliar os conhecimentos táticos no futebol, bem como os métodos de ensino no processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento da modalidade. Objetivos: O objetivo desta revisão é apresentar resultados relevantes sobre os diferentes métodos de ensino e as suas influências nos diferentes conhecimentos táticos no futebol. Métodos: Uma busca sistemática da literatura foi conduzida apenas pelo autor de forma independente, usando as bases de dados Scielo e Google Scholar. Os critérios de elegibilidade foram os que avaliaram a influência dos diferentes métodos de ensino nos conhecimentos táticos em atletas de futebol, de diferentes escalões. Os estudos incluídos deveriam avaliar os conhecimentos táticos do futebol, comparar os diferentes métodos de ensino em atletas de futebol e serem publicados em 2010, até o presente momento da pesquisa. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 4 estudos relevantes para posterior análise. Diante disso, os estudos analisados demonstraram que o treinamento pode causar uma influência sobre o conhecimento tático dos jogadores de futebol, em diferentes escalões de formação. Além disso, uma proposta de uma intervenção organizada e sistematizada com os princípios táticos do jogo de futebol, possibilitam melhorias do índice de performance tática dos jogadores. Conclusão: Há uma necessidade de entendimento, para os profissionais que atuam no futebol, sobre os diferentes tipos de conhecimento que a modalidade possui, podendo ser estruturado por meio de um processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento. [resumo fornecido pelo autor]