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Estudo da influência da geometria de perfil de aletas no fluxo de ar em dutos de sistema de transporte aéreo para frascos pet
dc.contributor.advisor | Grison, Vagner | |
dc.contributor.author | Barbosa, Guilherme Portaluppi | |
dc.contributor.other | Poletto, Matheus | |
dc.contributor.other | Bolzoni, Augusto Antoniolli | |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T13:46:43Z | |
dc.date.available | 2025-01-23T13:46:43Z | |
dc.date.issued | 2024-12-23 | |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14139 | |
dc.description | Este estudo analisou o fluxo de ar no interior do duto de um transportador aéreo de garrafas PET, com foco em avaliar como as alterações na geometria de saída de ar podem influenciar o comportamento do fluxo de ar e, consequentemente, o transporte das garrafas. O objetivo é verificar de que forma tais modificações impactam nas linhas de fluxo de ar, nas velocidades, na vazão e nos níveis de pressão. A pesquisa baseia-se em estudos correlatos e referências de autores com objetivos semelhantes, empregando ferramentas avançadas de modelagem tridimensional e análise por Dinâmica dos Fluidos Computacional (Computional Fluid Dynamics - CFD) complementando os cálculos analíticos clássicos. Uma análise comparativa foi realizada entre as geometrias AU (atual) e AV (proposta), sendo que a última se distinguiu da primeira, especialmente em termos da pressão interna do duto. Os resultados obtidos nas simulações CFD indicaram uma redução de 91,53% na pressão de entrada e de 91,81% na pressão de saída, e mantiveram vazões semelhantes na saída para a geometria AV e AU. Além disso, foi constatado uma redução média na velocidade do fluxo e um aumento no número de Reynolds, devido ao aumento do diâmetro hidráulico que não foi completamente compensado pela redução da velocidade, resultando em valores de Reynolds maiores. Em uma análise em escala macro, o comportamento do fluxo de ar no interior do duto não apresentou variações significativas entre os dois modelos de aletas simulados. Embora os resultados sejam promissores, ressaltando a necessidade de testes práticos para comprovar a aplicabilidade das conclusões obtidas nas simulações. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study analyzed the airflow inside the duct of an overhead PET bottle conveyor, focusing on evaluating how changes in the air outlet geometry could influence airflow behavior and, consequently, the transportation of the bottles. The objective is to assess how such modifications impact airflow lines, velocities, flow rates, and pressure levels. The research is based on related studies and references from authors with similar objectives, employing advanced tools for three-dimensional modeling and Computational Fluid Dynamics (CFD) analysis, complementing classical analytical calculations. A comparative analysis was conducted between the geometries AU (current) and AV (proposed), with the latter distinguishing itself from the former, particularly in terms of internal duct pressure. The CFD simulation results indicated a 91.53% reduction in inlet pressure and a 91.81% reduction in outlet pressure while maintaining similar outlet flow rates for both AV and AU geometries. Additionally, there was an observed average reduction in flow velocity and an increase in the Reynolds number due to the hydraulic diameter increase, which was not entirely offset by the velocity reduction, resulting in higher Reynolds values. On a macro-scale analysis, the airflow behavior inside the duct did not show significant variations between the two simulated fin models. Although the results are promising, they highlight the need for practical tests to validate the applicability of the conclusions drawn from the simulations. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Garrafas | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Estudo da influência da geometria de perfil de aletas no fluxo de ar em dutos de sistema de transporte aéreo para frascos pet | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-12-23 |