Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristina, Lhullier
dc.contributor.authorMonteiro, Giovana
dc.contributor.otherMonteiro, Ananaíra
dc.contributor.otherBohm, Verônica
dc.date.accessioned2025-01-27T12:33:08Z
dc.date.available2025-01-27T12:33:08Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.date.submitted2024-11-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14171
dc.descriptionEste trabalho enfoca a trajetória acadêmica de estudantes ingressantes no ensino superior por meio do ProUni em uma perspectiva que alia a psicologia social brasileira e a dialogicidade do discurso. O objetivo geral é descrever possíveis relações entre o sofrimento ético-político e a dialética de inclusão e exclusão nas vivências de estudantes universitários bolsistas ProUni na perspectiva da psicologia social brasileira. Os objetivos específicos incluem: apresentar a dinâmica da dialética de inclusão e exclusão na perspectiva da psicologia social latino-americana; conceituar o sofrimento ético-político na perspectiva da psicologia social brasileira; e caracterizar o programa ProUni, identificando suas repercussões psicossociais e educacionais no contexto brasileiro. A revisão da literatura estruturou-se com o intuito de responder os objetivos específicos propostos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou como fontes as publicações do blog Coletivo Da Ponte Pra Cá, que documenta as experiências dos bolsistas ProUni da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). As sequências discursivas selecionadas foram organizadas em uma tabela e interpretadas pela análise crítica do discurso de Mikhail Bakhtin. Os resultados e a discussão organizam-se em três eixos temáticos: Para Além da Sala de Aula, Vozes Discrepantes: O ProUni e a Tensão Entre Mercado e Inclusão e O Significado de Ser Prounista. Os achados apontam para tensões entre as promessas institucionais de inclusão e as realidades de exclusão, que se manifestam em níveis materiais e simbólicos, gerando impactos afetivos e subjetivos nos estudantes. Essas tensões emergem na universidade, mas não se originam nela, pois refletem e refratam a estrutura sociopolítica e cultural vigente. As experiências relatadas pelos bolsistas indicam uma dialética em que são incluídos no sistema educacional, mas marginalizados no ambiente universitário. Os relatos apontam discriminação, insegurança e dificuldades econômicas, materializando o conceito de sofrimento ético-político, que relaciona a exclusão social à perda de potência e autonomia dos sujeitos. Conclui-se que a inclusão efetiva exige não apenas o acesso ao ensino superior, mas também a garantia de permanência, considerando as dimensões afetiva e subjetiva na formulação de políticas de inclusão. Em uma perspectiva materialista dialética, o trabalho propõe reflexões sobre o papel do psicólogo em ações que promovam justiça social, destacando a importância de intervenções que considerem tanto as condições estruturais que afetam a trajetória dos estudantes quanto os impactos subjetivos dessas desigualdades. Sugere-se, assim, estratégias que superem o caráter compensatório das políticas de inclusão integrando estratégias que favoreçam o protagonismo e a autonomia dos sujeitos no contexto educacional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on the academic trajectory of students entering higher education through ProUni, employing a perspective that combines Brazilian social psychology and the dialogicity of discourse. The general objective is to describe possible relationships between ethical-political suffering and the dialectic of inclusion and exclusion in the experiences of ProUni university scholarship students from the perspective of Brazilian social psychology. The specific objectives include: presenting the dynamics of the dialectic of inclusion and exclusion from the perspective of Latin American social psychology; conceptualizing ethical-political suffering from the perspective of Brazilian social psychology; and characterizing the ProUni program, identifying its psychosocial and educational repercussions in the Brazilian context. The literature review was structured to address the proposed specific objectives. The qualitative and exploratory research utilized publications from the blog Coletivo Da Ponte Pra Cá, which documents the experiences of ProUni scholarship students at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). The selected discursive sequences were organized in a table and interpreted using Mikhail Bakhtin's critical discourse analysis. The results and discussion are organized into three thematic axes: Beyond the Classroom, Divergent Voices: ProUni and the Tension Between Market and Inclusion, and The Meaning of Being a ProUni Student. The findings reveal tensions between institutional promises of inclusion and realities of exclusion, manifesting at both material and symbolic levels, with affective and subjective impacts on students. These tensions emerge in the university setting but do not originate there; they reflect and refract the prevailing sociopolitical and cultural structure. The experiences reported by the scholarship students indicate a dialectic in which they are included in the educational system but marginalized within the university environment. The accounts highlight discrimination, insecurity, and economic difficulties, materializing the concept of ethical-political suffering, which links social exclusion to the loss of individuals? potency and autonomy. The study concludes that effective inclusion requires not only access to higher education but also ensuring permanence, considering the affective and subjective dimensions in the formulation of inclusion policies. From a dialectical materialist perspective, the work proposes reflections on the role of psychologists in promoting social justice, emphasizing the importance of interventions that address both the structural conditions affecting students' trajectories and the subjective impacts of these inequalities. It suggests strategies that go beyond the compensatory nature of inclusion policies, integrating approaches that foster students? protagonism and autonomy in the educational context. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectProUni (Programa)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIntegração social - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectExclusão social - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleSofrimento ético-político e dialética inclusão/exclusão nas vivências de bolsistas PROUNIpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples