Serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais para organizações brasileiras: análise de evidências científicas
Data
2025-02-04Autor
Thompson, Mario Augusto Boeno
Orientador
Madalozzo, Magda Macedo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em decorrência da transformação digital, os serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais para organizações brasileiras já são uma realidade, com lacunas no conhecimento científico. Esta pesquisa objetivou analisar evidências científicas em serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais para organizações brasileiras. Para tal, teve como objetivos específicos mapear os serviços e suas características, examinar evidências científicas e sistematizar critérios para qualificar as decisões das organizações quanto à adoção dos serviços, por meio de um protocolo de orientações técnicas. Para isso, realizou-se estudo de natureza qualitativa, transversal e exploratória, por meio de pesquisa documental digital para mapeamento dos serviços e suas características, bem como pela realização de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais responsáveis por organizações prestadoras de serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais. Dentre os resultados, foi realizada a categorização de 51 serviços a partir das diretrizes da OMS e OIT (2022) e Guimarães et al. (2022), em conjunto com as perspectivas de fatores psicossociais de Zanelli e Kanan (2019). Os serviços mapeados apresentaram em sua maioria intervenções individuais, com serviços de grupo percebidos em menos de um terço dos serviços e intervenções organizacionais demonstradas ao menos parcialmente em 6 dos 51 serviços mapeados. Foram identificadas evidências científicas em 9 dos 51 serviços, embora 25 serviços apoiassem sua credibilidade pelo conhecimento, profissionais qualificados e instrumentos e abordagens validadas ou baseadas em evidências. Os resultados demonstraram que a maioria das soluções utilizam técnicas e ferramentas a partir da expertise de profissionais, com pouco apoio em evidências científicas ou com estudos em fase de publicação, como estágio inicial das pesquisas na área, onde o desenvolvimento tecnológico está mais acelerado que o científico no momento. Com base nos conhecimentos adquiridos foram construídos dois produtos técnicos: um protocolo de orientações técnicas para nortear decisões das organizações contratantes sobre a adoção dos serviços de saúde mental por meio de tecnologias digitais, com avaliações iniciais positivas, e uma proposta de atividade de extensão a ser desenvolvida para conscientizar profissionais com interface e influência sobre a saúde mental nas organizações. Por fim, recomenda-se que todos os profissionais e organizações envolvidas embasem suas intervenções e estratégias de saúde mental nas melhores evidências disponíveis, bem como trabalhem para prover condições de suporte, seguras e decentes para todos como propulsoras na promoção de saúde mental da população. [resumo fornecido pelo autor]