Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorSöllinger, Marcos Elói
dc.contributor.otherBertolini, Ana Cristina Fachinelli
dc.contributor.otherMacke, Janaína
dc.contributor.otherMercali, Gabriele Domeneghini
dc.contributor.otherFigueiredo, Marina Dantas
dc.date.accessioned2025-02-06T14:58:35Z
dc.date.available2025-02-06T14:58:35Z
dc.date.issued2025-02-06
dc.date.submitted2024-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14220
dc.descriptionEsta tese percorre a literatura de estratégia e estratégia como prática para chegar até a textura de práticas de Silvia Gherardi, especificamente nos seus desenvolvimentos mais recentes sobre a ideia de agencement - traduzido como conectar-com. O objetivo da pesquisa foi compreender o conectar-com das práticas de trabalho em farmácias, com foco nas práticas de trabalho dos balconistas de farmácia. Os métodos de pesquisa empregados foram: entrevistas narrativas, shadowing, Interview to the Double e Walking-as-method. Também foram mesclados à narrativa de tese as experiências do pesquisador, tal como suas vivências como trabalhador na área. Do campo empírico, foram construídas três seções com as seguintes temáticas: práticas de trabalho, aprendizagem do trabalho e questões éticas. A primeira seção é a do rizoma-farmácia, onde foi identificada como predominante a produção de um modo de vida e consumo managerialista através do segmento de farmácia. Nesse meio, são reveladas práticas perversas do varejo, a variação das farmácias como atores e meios do rizoma, e a co-criação de necessidades nos clientes a partir do que a indústria farmacêutica desenvolve. Na segunda seção, foram identificadas as práticas de trabalho e os processos de aprendizagem, tendo destaque a aprendizagem de práticas de razoabilidade (na busca por menor risco em ação) e a prática do corpo-em-uso. A terceira seção traz questões éticas, onde se compreendeu que a venda define o código ético que as empresas trabalham, tendo suas principais influências advindas das práticas sociais que são primeiramente externas às práticas organizacionais. O conceito de conectar-com possibilita mostrar que há práticas intencionais fora do contexto organizativo que passam a lhe ser constitutivas, sendo sustentado o argumento de tese de que a estratégia organizacional é uma prática menor na textura de práticas do organizar, co-constituída por outras práticas da socialidade e dependente do contexto em que ocorre. O panorama revelado é de que o balconista de farmácia é um ator menor de um jogo de forças de poder, que lhe causa o apagamento de si e constrói injustiça epistêmica, negando-lhe ser sujeito do conhecimento na socialidade. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis explores the literature on strategy and strategy as practice to get to the texture of practices of Silvia Gherardi's perspective, specifically her most recent developments on the idea of agencement -translated as connecting-with. The aim of the research was to understand the connecting-with of working practices in pharmacies, focusing on the working practices of pharmacy assistants. The research methods used were: narrative interviews, shadowing, Interview to the Double and Walking-as-method. The esearcher's experiences, such as his experiences as a worker in the area, were also mixed into the thesis narrative. From the empirical field, three sections were constructed with the following themes: working practices, learning of working practices and ethical issues. The first section is that of the rhizome-pharmacy, where the production of a managerialist lifestyle and consumption through the pharmacy segment was identified as predominant. In this context, perverse retail practices are revealed, the variation of pharmacies as actors and means of the rhizome, and the co-creation of needs in customers based on what the pharmaceutical industry develops. In the second section, work practices and learning processes were identified, with emphasis on learning reasonable practices (in the search for lower risk in action) and the practice of the body-in-use. The third section addresses ethical issues, where it was understood that sales define the ethical code that companies work with, with its main influences coming from social practices that are primarily external to organizational practices. The concept of connecting-with makes it possible to show that there are intentional practices outside the organizational context that become constitutive of it, supporting the argument that organizational strategy is a minor practice in the texture of organizational practices, co-constituted by other practices of sociality and dependent on the context in which it occurs. The panorama revealed is that the pharmacy clerk is a minor actor in a game of power forces, which causes him to erase himself and constructs epistemic injustice, denying him to be a subject of knowledge in sociality. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFarmácia - Pesquisapt_BR
dc.subjectAtendentes de farmácia - Pesquisapt_BR
dc.subjectPrática administrativapt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectPharmacy - Researchpt_BR
dc.subjectPharmacy attendants - Researchpt_BR
dc.subjectOffice practice in governmentpt_BR
dc.titleConectar-com socialidades e práticas do trabalho de balconistas de farmáciapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2974073748552834pt_BR
mtd2-br.author.lattesSOLLINGER, M. E.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-02-05


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples