Navegação Doutorado em Administração por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 35
-
Análise integrada do sistema de capitais de Detroit : inovação e transformação de uma cidade industrial em cidade do conhecimento
(2023-08-04)As cidades são vitais para o progresso e a qualidade de vida dos cidadãos, e estão passando por transformações significativas, de uma economia tradicional para uma economia mais criativa e baseada no conhecimento. Com foco ... -
Antecedentes e consequentes do engajamento do consumidor de alimentos orgânicos
(2023-10-07)engajamento do consumidor despontou como o principal movimento de gerenciamento de clientes da atualidade, com uma proposta de evolução do conceito de marketing de relacionamento. Nesse sentido, pesquisas visam distinguir ... -
Antecedentes e moderador da vantagem competitiva no contexto da bovinocultura de corte, na visão dos agentes que atuam nas redes de cooperação do Sul do Brasil
(2021-03-11)O agronegócio é um conjunto de operações encadeadas com o objetivo de produzir, beneficiar e distribuir alimentos. Esse setor trata com as diversas atividades que vão desde o melhoramento genético até a entrega do produto ... -
Capacidade de desenvolvimento de novos produtos e impacto no desempenho organizacional : desenvolvimento e aplicação de um artefato
(2024-02-19)Um novo produto lançado é o resultado tangível da inovação, originado de um conjunto de recursos, capacidades e estratégia de uma empresa. Em um ambiente de mercado competitivo e turbulento, a orientação à uma estratégia ... -
Ciclo ERSSA e os antecedentes da aprendizagem organizacional : o empreendedorismo por meio do storytelling
(2022-02-09)As constantes mudanças no mundo simultaneamente resetam e configuram novas perspectivas da sociedade e do mercado, mobilizando os empreendedores por uma busca de maior desenvolvimento e competitividade de suas organizações. ... -
Cocriação de valor e desempenho de mercado: um estudo em lojas exclusivas do segmento de móveis planejados
(2020-07-07)A literatura sobre o tema da cocriação de valor indica que produtos ou serviços cocriados apresentam maior potencial de precificação e influenciam positivamente o desenvolvimento de novas estratégias de inovação para ... -
Compaixão e liderança benevolente nas organizações: um estudo comparado em empresas brasileiras e italianas
(2019-07-25)As organizações são espaços onde a vida acontece na sua genuína expressão natural e, consequentemente, a busca da realização também se faz presente. Assim como as alegrias, as dores e sofrimentos, advindos das relações ... -
Criatividade, inovação e empreendedorismo como sistema adaptativo complexo para a geração de valor: estudo de caso de startups
(2022-07-22)As startups são modelos de negócio dinâmicos, baseados no desenvolvimento de soluções de forma ágil, que atuam com recursos mínimos em processos operacionais de ciclos repetidos, sendo adequados para contextos de incerteza. ... -
Desenvolvimento pessoal baseado em conhecimento como antecedente de ecossistemas de inovação social: análise em cidades do conhecimento
(2020-01-27)A intersecção entre economia urbana, redes de inovação, plataformas de tecnologia, serviços e suas aplicações, inteligência coletiva e as próprias teorias da inovação fundamenta os ecossistemas de inovação. A promoção dos ... -
Os desperdícios de alimentos nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) : um estudo de caso nos hospitais da Serra Gaúcha
(2023-01-31)Esta pesquisa de tese visa analisar os processos e as operações desenvolvidas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) nos hospitais da Serra Gaúcha. A abordagem teórica foi embasada na apresentação das características ... -
Determinantes da continuidade de uso de uma rede social e o papel moderador da personalidade narcisista do usuário
(2019-08-26)O número de usuários de redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos, no entanto, existem lacunas de pesquisas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso ... -
Determinantes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de refrigerante
(2018-08-16)Desenvolver e manter a lealdade dos consumidores em relação à marca é requisito estratégico para negócios bem-sucedidos. No atual contexto competitivo o consumidor não está mais interessado em comprar produtos ou serviços ... -
Os efeitos da gestão dos recursos, da orientação empreendedora e das capacidades do desempenho organizacional: um estudo no setor metalmecânico da Serra Gaúcha
(2019-06-07)O objetivo desta tese foi propor e testar um modelo conceitual do desempenho organizacional delineando os fatores-chave que contribuem para a performance de pequenas e médias empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha, ... -
Engajamento do cidadão e a sustentabilidade : um modelo baseado na qualidade de vida percebida e nas dimensões do desenvolvimento sustentável em cidades
(2023-06-22)A crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta levou a Organização das Nações Unidas a instituir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais recomendam que todos os países do mundo os cumpram até 2030, ... -
EXPDP : proposição de um artefato baseado na indústria 4.0
(2024-01-24)O desenvolvimento tecnológico impulsiona as empresas a buscar novas formas de aumentar sua participação nos negócios. A Indústria 4.0 surge como um novo paradigma, envolvendo a conexão das tecnologias físicas e digitais ... -
Fatores determinantes da adoção e uso da internet das coisas e de objetos inteligentes conectados frente às percepções de universitários brasileiros
(2021-04-29)A internet of things (IoT) é uma tecnologia emergente e caracteriza-se como um novo paradigma que visa integrar diversas tecnologias e soluções de comunicação com aplicações em muitos domínios diferentes, tais como: ambientes ... -
A gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacional
(2021-05-07)A aprendizagem experiencial é o processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Nesse processo o sensemaking, ou fazer sentido, torna-se essencial para transformar reflexão em ação, ... -
Imagem de preço de loja no contexto omni-channel e a intenção de recompra
(2020-02-29)O omni-channel gera integração dos múltiplos ambientes para melhorar a interação do consumidor com o varejista. Estas transformações da indústria do varejo têm sido influenciadas largamente pela internet e os novos canais ... -
Impacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional mediadas pelos mecanismos de aprendizagem na pandemia COVID-19
(2023-02-16)O ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, exigindo múltiplas habilidades pessoais e organizacionais. Por essa razão, o mercado requer dinamismo e agilidade das empresas, no sentido de se adequar às novas ...