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Determinantes da continuidade de uso de uma rede social e o papel moderador da personalidade narcisista do usuário

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Tese Vinicius Zanchet de Lima.pdf (1.670Mb)
Data
2019-08-26
Autor
Lima, Vinicius Zanchet de
Orientador
De Toni, Deonir
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O número de usuários de redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos, no entanto, existem lacunas de pesquisas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso das redes sociais por parte dos usuários. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa, foi analisado o impacto da influência social, do valor hedônico, do valor utilitário, da experiência do fluxo, e do senso de pertencimento sobre a continuidade de uso de uma rede social (Facebook), avaliando a moderação da personalidade narcisista de seus usuários. Para tanto, foi realizado o levantamento teórico que aborda a continuidade de uso, bem como a compreensão e análise dos construtos e relações a serem investigadas. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da implementação de uma survey. A análise dos resultados foi feita por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para se observar e analisar os elementos que compõem o objeto em estudo, além da realização do teste das hipóteses levantadas. A amostra foi composta por 360 usuários de uma rede social (Facebook). Os resultados apontaram que o Modelo Teórico proposto apresentou índices de ajuste satisfatórios. A contribuição de maior destaque é a validação das relações hipotetizadas, os quais mostraram que a influência social impacta positivamente no valor hedônico e o valor utilitário; que o valor hedônico e o valor utilitário impactam positivamente na experiência do fluxo; que a influência social impacta positivamente no senso de pertencimento; que a experiência do fluxo impacta positivamente na continuidade de uso; e que o senso de pertencimento impacta positivamente na continuidade de uso da mesma rede social. Adicionalmente, foi constatado que a personalidade narcisista do usuário (alto estado de personalidade narcisista e baixo estado de personalidade narcisista), modera positivamente a relação entre a influência social e o senso de pertencimento. Por fim, o estudo possibilitou avanços no entendimento dos antecedentes da continuidade de uso e o papel moderador da personalidade narcisista do usuário, bem como indicações a respeito dos fatores essenciais para se garantir um melhor desempenho das organizações inseridas neste contexto.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4896
Collections
  • Doutorado em Administração [40]

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