dc.contributor.advisor | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
dc.contributor.author | Poloni, Leonardo | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Lopes, Daniel de Queiroz | |
dc.contributor.other | Pinto, Maribel dos Santos Miranda | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T17:50:57Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T17:50:57Z | |
dc.date.issued | 2025-02-20 | |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14269 | |
dc.description | Este trabalho aborda a formação continuada de professores da Educação Básica, com foco na inserção do Letramento Computacional e do Pensamento Computacional, articulados à Aprendizagem Criativa, como estratégias para atender às demandas da sociedade contemporânea, marcada pela crescente influência das tecnologias digitais. O problema que desencadeou este estudo é o seguinte: de que forma o conceito de Letramento Computacional pode contribuir para a movimentação de saberes na formação continuada de professores da Educação Básica no contexto da Aprendizagem Criativa. O objetivo geral da pesquisa foi propor processualidades para a formação continuada de professores na abordagem da Aprendizagem Criativa, tendo as tecnologias como constituintes do processo de significação, a partir do conceito de Letramento Computacional. O quadro teórico foi construído articulando os conceitos de Letramento Computacional, Pensamento Computacional e Aprendizagem Criativa, ancorados em referenciais como a teoria sociointeracionista de Vigotski e o construcionismo de Papert. Também foram exploradas as intersecções entre práticas pedagógicas inovadoras e a formação docente, enfatizando o papel do professor como mediador, pesquisador e facilitador da aprendizagem em ambientes que integram tecnologia e criatividade. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, com inspiração cartográfica, de forma que o pesquisador se constituiu como sujeito implicado no processo. Os dados foram construídos a partir de um ateliê com duração de 30 horas, inspirado na Aprendizagem Criativa, com foco na introdução ao Letramento Computacional e no uso de tecnologias digitais e desplugadas. O corpus gerado foi analisado à luz dos referenciais teóricos, buscando identificar padrões, desafios e potencialidades que emergiram no contexto do ateliê, mapeando o processo dos sujeitos envolvidos. Os resultados indicam que, embora o ateliê tenha promovido reflexões significativas entre os professores participantes, um período de formação de 30 horas mostrou-se insuficiente para desencadear processos de compreensão acerca do Letramento Computacional, especialmente para aqueles que não possuíam familiaridade prévia com o Pensamento Computacional. Além disso, destacou-se a necessidade de integrar esses conceitos de forma gradual e contínua ao longo da Educação Básica, de modo a preparar os indivíduos desde cedo para compreender e aplicar as habilidades relacionadas a esses conceitos. Os Espaços Educativos Criativos revelaram ser locais dinâmicos e com potencial para experienciações, incentivando a criatividade e a autonomia dos estudantes, porém dependem da intencionalidade e mediação do professor. Este trabalho sugere processualidades para a formação continuada de professores, evidenciando a importância do Letramento Computacional como uma competência essencial na formação docente e na prática pedagógica contemporânea, permitindo o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e reflexivas em um mundo cada vez mais digital. Baseado nos referenciais, o estudo demonstra como o Letramento Computacional transcende a alfabetização digital, ao promover a autonomia, a autoria e a colaboração por meio de práticas pedagógicas inovadoras e experiências significativas. Essas práticas, quando mediadas pelo professor em espaços criativos e interdisciplinares, fomentam a integração do Pensamento Computacional e da Aprendizagem Criativa no cotidiano escolar. A pesquisa também sugere a inclusão dessas práticas de forma estruturada na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para uma educação mais alinhada às demandas do século XXI. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses the continuing education of Basic Education teachers, focusing on the integration of Computational Literacy and Computational Thinking, combined with Creative Learning, as strategies to meet the demands of contemporary society increasingly influenced by digital technologies. The research was guided by the following question: how can the concept of Computational Literacy contribute to the movement of knowledge in the continuing education of Basic Education teachers within the context of Creative Learning? The main objective was to propose processes for continuing teacher education, grounded in Creative Learning, with technologies as meaningful components of the learning process. The theoretical framework was built by articulating the concepts of Computational Literacy, Computational Thinking, and Creative Learning, anchored in references such as Vygotsky?s socio-interactionist theory and Papert?s constructionism. The intersections between innovative pedagogical practices and teacher education were also explored, emphasizing the teacher's role as a mediator, researcher, and facilitator of learning in environments that integrate technology and creativity. The methodology adopted a qualitative approach with cartographic inspiration, positioning the researcher as an implicated subject in the process. Data were generated through a 30-hour workshop inspired by Creative Learning, focusing on introducing Computational Literacy and using both digital and unplugged technologies. The data corpus was analyzed in light of the theoretical references, aiming to identify patterns, challenges, and potentialities that emerged during the workshop, mapping the process of the subjects involved. The results indicate that, although the workshop fostered significant reflections among the participating teachers, a 30-hour training period proved insufficient to initiate comprehension processes about Computational Literacy, especially for those without prior familiarity with Computational Thinking. Additionally, the need for gradual and continuous integration of these concepts throughout Basic Education was highlighted, aiming to prepare individuals early on to understand and apply related skills. Creative Educational Spaces emerged as dynamic environments with potential for experimentation, fostering students' creativity and autonomy, although they rely on the teacher's intentionality and mediation. This study proposes processes for continuing teacher education, highlighting Computational Literacy as an essential competence in contemporary teacher training and pedagogical practice, enabling the development of critical, creative, and reflective skills in an increasingly digital world. Grounded in the theoretical framework, the study demonstrates how Computational Literacy transcends digital literacy by promoting autonomy, authorship, and collaboration through innovative pedagogical practices and meaningful experiences. When mediated by the teacher in creative and interdisciplinary spaces, these practices encourage the integration of Computational Thinking and Creative Learning into everyday school life. The research also suggests the structured inclusion of these practices in initial and continuing teacher education, contributing to an education better aligned with 21st-century demands. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Educational technology | e |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.title | Letramento computacional e aprendizagem criativa : saberes docentes em movimento para a atuação na educação básica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2354520925987702 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | POLONI, L. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-02-19 | |