• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fatores psicossociais envolvidos na prática do ensino híbrido implantado por profissionais da educação básica

Visualizar/Abrir
Dissertação Victor Abreu Ribeiro.pdf (1.034Mb)
Dissertação Victor Abreu Ribeiro .pdf (564.0Kb)
Data
2025-03-03
Autor
Ribeiro, Victor Abreu
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Pode-se afirmar que o Ensino Híbrido (EH) é a articulação dos processos de ensino e aprendizagem que implicam a mistura e integração de áreas, profissionais e alunos, em espaços e tempos distintos, mediados pela tecnologia. Recentemente, escolas de Educação Básica têm recorrido ao EH como estratégia voltada às exigências sanitárias ligadas à pandemia provocada pelo SARS-Cov-2. O modo como o EH foi implantado gerou uma demanda a ser atendida com maior urgência: o desenvolvimento técnico e adequado de professores num período curto de tempo e com máxima preocupação sanitária. O EH, frequentemente entendido como um instrumento de ensino inovador (por ser capaz de conciliar espaços, tempos e projetos, presencial e online), exigiu do professor um papel como designer de novas ferramentas pedagógicas e, por esta razão, não poderia ser implantado satisfatoriamente em tão pouco tempo. A partir da percepção deste problema, buscou-se portanto identificar os fatores psicossociais presentes na prática do EH desenvolvida por profissionais da Educação Básica da Rede Privada de Ensino na cidade de Caxias do Sul. Para tal, a metodologia foi quantitativa - através do uso do questionário Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) desenvolvido por Facas (2013) - aplicado em modalidade online para 65 pessoas, unida à abordagem qualitativa através de uma entrevista semi estruturada com 10 professores que trabalharam em instituições da Educação Básica e que praticaram o EH nos seis meses anteriores à pesquisa. Os resultados indicam a coexistência de fatores de proteção e de risco nos contextos de trabalho. Os primeiros estão mais vinculados às atitudes e comportamentos individuais dos trabalhadores e à presença de uma gestão escolar mais coletiva. Já os fatores de risco estão mais ligados à organização prescrita do trabalho dentro do contexto de compulsoriedade e de escassa preparação. Como resposta às demandas encontradas, sugeriu-se o roteiro 'Tecnologia e Bem-estar do Professor: Sensibilizar Gestores para Desenvolver Pessoas', como produto técnico que busca promover ações de redesenho de trabalho e práticas organizacionais que colaborem no fortalecimento dos fatores de proteção no contexto do Ensino Híbrido e de implantação de novas tecnologias em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14306
Collections
  • Mestrado Profissional em Psicologia [42]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV