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A relação entre educação e serviço social: breve análise dos desafios e possibilidades emergentes deste encontro

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TCC Israel Irassochio.pdf (1.276Mb)
Data
2025-02-17
Autor
Irassochio, Israel
Orientador
Bertele, Elizabete
Metadata
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Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social versa sobre a relação entre educação e Serviço Social. A questão colocada como problemática de pesquisa é: Como se estabeleceu a relação entre Serviço Social e educação ao longo da história e quais os desafios e as possibilidades decorrentes? E objetiva compreender a relação entre Serviço Social e educação em diferentes momentos históricos e os desafios e possibilidades decorrentes da sua inserção neste espaço sócio ocupacional. Para tanto, utilizou-se a teoria social crítica por meio do método dialético crítico, com destaque nas categorias historicidade, totalidade e contradição. Nos resultados e discussões, inicialmente, buscou-se identificar os períodos históricos que estruturaram a política educacional e a inserção do Serviço Social nesse processo. O encontro do Serviço Social com a educação não é recente, desde a década de 1940, as escolas surgem como espaços de atuação para os/as assistentes sociais, em resposta a transformações sociais, econômicas e políticas. O trabalho do/a assistente social na educação é marcado pela incessante luta pelo direito à educação e, a escola, por ser um dos espaços de manifestação das diferentes expressões da questão social é, sem dúvida, um dos espaços privilegiados de trabalho dos/as assistentes sociais. Evidencia-se como desafios e possibilidades no contexto atual: consolidar a Lei 13.935/2019, que garante a presença de assistentes sociais e psicólogos nas escolas; dar visibilidade às expressões da questão social; superar concepções e práticas conservadoras; mobilizar e efetivar o trabalho intersetorial. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14321
Collections
  • Serviço Social [43]

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