Educação patrimonial em São Gabriel/RS : representações de Sepé Tiaraju no ensino de história no ensino fundamental

Mostra/ Apri
Data
2025-03-07Autore
Garcia, Carlos Alberto Xavier
Orientador
Souza, José Edimar de
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Nesta tese, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História, propusemos um estudo embasado no campo do ensino de História e sua relação com Educação Patrimonial, acerca das representações de Sepé Tiaraju nas aulas de professores que atuam nas séries finais, do ensino fundamental, em escolas públicas de São Gabriel, Rio Grande do Sul. A investigação procurou identificar o líder José Tiaraju, o Sepé, que foi um Guarani, que exerceu o cargo de Alferes no Cabildo de São Miguel e que foi elevado ao cargo de líder do exército Guarani. A hipótese que orientou a investigação foi a representação histórica de Sepé Tiaraju resistente. O estudo de caráter histórico se desenvolveu a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural e teve como metodologia a utilização de questionário e entrevistas semiestruturadas com base na observação qualitativa, desenvolvida em três escolas que oferecem a modalidade ensino fundamental. Após a aplicação do questionário e realização das entrevistas com professores de História, procedemos à análise dos dados produzidos utilizados como fonte documental. Na pesquisa, ainda foram analisadas as representações de Sepé que figuram em materiais pedagógicos, como o uso de livros didáticos e paradidáticos e das relações que se estabelecem na promoção do patrimônio local, na valorização dos espaços de memória da comunidade gabrielense, numa perspectiva metodológica da Educação Patrimonial para a escola de ensino fundamental. Alguns resultados apontam para o uso do livro didático, porém, a falta de conteúdos da história do Rio Grande do Sul e em específico da Guerra Guaranítica e da representação da figura do líder Sepé Tiaraju nos livros didáticos; a formação de professores de História apresenta algumas lacunas com relação à História do Brasil e local, entretanto a representação que os professores têm de Sepé é a do líder histórico e busca-se um avanço na formação continuada com produção de material em forma de Guia para uma sequência didática acerca do tema. Nesse sentido, defende-se a tese de que o ensino de história aborda representações de Sepé Tiarajú no estudo da Educação Patrimonial, com ênfase no Sepé histórico, para uma melhor construção da identidade da comunidade local. Não ignoramos o aspecto da falta de formação profissional e da valorização dos espaços de memória, no entanto, apesar destas adversidades, argumentamos que a constituição da relação da comunidade e dos estudantes com a temática passa por uma apropriação de bens culturais a partir do contexto, por meio de um processo de construção de identidades nas aulas de História. [resumo fornecido pelo autor]