Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBertolini, Ana Cristina Fachinelli
dc.contributor.authorRibeiro, Vinicius de Tomasi
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherVerruck, Fabio
dc.contributor.otherSilva Filho, Luiz Carlos Pinto da
dc.contributor.otherNesello, Priscila
dc.contributor.otherVerdini, Giulio
dc.date.accessioned2025-03-26T16:48:41Z
dc.date.available2025-03-26T16:48:41Z
dc.date.issued2025-03-18
dc.date.submitted2024-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14365
dc.descriptionO século XXI, conhecido como o "século metropolitano," apresenta mais de um terço da população global residindo em grandes cidades. Esse fenômeno é explicado por teorias clássicas, como as teorias do Lugar Central e dos Polos de Crescimento, que associam o crescimento urbano à mobilidade humana. A mobilidade emerge como um tema central para os municípios em regiões metropolitanas, sendo essencial tanto para atender às necessidades cotidianas da população quanto para promover o desenvolvimento sustentável. No entanto, a gestão territorial e a formulação de soluções administrativas integradas enfrentam desafios significativos devido à complexidade institucional e geográfica dessas regiões. Nesse contexto, esta tese propõe analisar as múltiplas dimensões da mobilidade como uma Função Pública de Interesse Comum (FPIC), definindo os atributos necessários para tornar uma região metropolitana sustentável. Adotando um estudo de caso com abordagem de métodos mistos, a pesquisa busca desenvolver um modelo capaz de medir, qualificar e monitorar a evolução metropolitana com base em análises relacionais e afetivas que contribuam para a tomada de decisão institucional, econômica e territorial. A mobilidade sustentável é explorada como um mecanismo integrador, conectando planejamento urbano, políticas ambientais e resiliência urbana às demandas de movimento humano. A tese explora regiões metropolitanas por meio de estudos de caso na Grande London, Porto Alegre e Serra Gaúcha, comparando seus contextos e soluções de mobilidade. Os resultados da tese contribuem para o campo da mobilidade sustentável em regiões metropolitanas ao propor um framework integrado que define quatro dimensões centrais - regulação, desenvolvimento urbano, cultura inovadora e resiliência - juntamente com doze atributos críticos e dezesseis caminhos horizontais. Esses elementos oferecem estratégias escaláveis para fortalecer a conectividade urbano-rural, promover a integração socioespacial e apoiar uma governança metropolitana adaptativa. Incorporando as perspectivas de stakeholders e cidadãos de contextos diversos, o framework assegura flexibilidade e relevância em diferentes condições regionais. Essa abordagem aprofunda a compreensão das interdependências socioespaciais e serve como uma ferramenta prática para a formulação de políticas eficazes e sensíveis ao contexto, visando o avanço do desenvolvimento sustentável em regiões metropolitanas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe 21st century, known as the "metropolitan century," sees over one-third of the global population residing in large cities. This phenomenon has been explained by classical theories, such as Central Place and Growth Pole theories, which associate urban growth with human mobility. Mobility emerges as a central theme for municipalities within metropolitan regions, being essential to meet the daily needs of the population and to foster sustainable development. However, territorial management and the formulation of integrated administrative solutions face significant challenges due to the institutional and geographical complexity of these regions. In this context, this thesis proposes to analyse the multiple dimensions of mobility as a Public Function of Common Interest (FPIC), defining the necessary attributes to make a metropolitan region sustainable. Adopting a mixed-method case study, the research seeks to develop a model capable of measuring, qualifying, and monitoring metropolitan evolution based on relational and affective analyses that contribute to institutional, economic, and territorial decision-making. Sustainable mobility is explored as an integrative mechanism, connecting urban planning, environmental policies, and city resilience to human movement demands. The thesis explores metropolitan regions through case studies of Greater London, Porto Alegre, and Serra Gaúcha, comparing their contexts and mobility solutions. The findings of the thesis contribute to the field of sustainable mobility in metropolitan regions by proposing an integrated framework that defines four key dimensions - regulation, urban development, innovative culture, and resilience - alongside twelve critical attributes and sixteen horizontal pathways. These elements offer scalable strategies to enhance urban-rural connectivity, foster socio-spatial integration, and support adaptive metropolitan governance. Incorporating stakeholder and citizen perspectives from diverse contexts, the framework ensures flexibility and relevance to varying regional conditions. This approach enhances the understanding of socio-spatial interdependencies and serves as a practical tool for formulating effective, context-sensitive policies to advance sustainable metropolitan development. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRegiões metropolitanas - Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectRegiões metropolitanas - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectRegiões metropolitanas - Londrespt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMetropolitan areas - Porto Alegre (Brazil)pt_BR
dc.subjectMetropolitan areas - London (England)pt_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleMobility in the century of metropolises: a sustainable and multidimensional approach to public function of common interestpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4250658032590061pt_BR
mtd2-br.author.lattesRIBEIRO, V. T.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorMacke, Janaina
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-03-17


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples