• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Acervo documental do Colégio La Salle Carmo : uma proposta para a organização de um patrimônio documental

Thumbnail
View/Open
Dissertação Daiane Pereira Vieira Lima.pdf (5.448Mb)
Date
2025-04-04
Author
Lima, Daiane Pereira Vieira
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação apresenta e discute os resultados de um trabalho de pesquisa vinculado à Linha de Pesquisa "Linguagens e Cultura no Ensino de História", do Programa de Pós-graduação em História - Modalidade Profissional, da Universidade de Caxias do Sul. O trabalho teve como objetivo a organização dos documentos que compõem a história do Colégio La Salle Carmo, desde 1908 até 2018, como fotos, atas, planos de ensino, narrativas históricas, relação de alunos e livros. Essas e outras fontes foram separadas, higienizadas e catalogas, e serão destinadas a um espaço que dará origem ao Acervo do Colégio La Salle Carmo. Esta pesquisa buscou, então, registrar as memórias que contribuíram na formação identitária do Colégio La Salle Carmo. A metodologia de trabalho fundamentou-se nos preceitos da análise dialética da documentação e historiografia. O trabalho de campo (organização do acervo) baseou-se em postulados da arquivologia, com um olhar diferenciado à empiria da acumulação, e promoveu a discussão de questões relacionadas a coleções de documentos textuais/iconográficos. O produto final deste trabalho consiste em uma proposta de arranjo documental. A partir de uma construção narrativa, este estudo propõe uma organização do patrimônio material do colégio, que pudesse preservar as memórias que compõem a sua história. O espaço destinado ao acervo será dinâmico e interativo, para que os próprios educandos possam explorar e aprender mais sobre o passado da instituição de ensino da qual fazem parte, colaborando, no presente e no futuro, com a preservação da sua narrativa. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14384
Collections
  • Mestrado Profissional em História [90]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV