Efeito de adições minerais sobre a resistência à tração na flexão, à compressão e na trabalhabilidade de argamassas

Mostra/ Apri
Data
2025-04-16Autore
Silva, Natãn Vargas da
Orientador
Zorzi, Janete Eunice
Metadata
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Os impactos ambientais causados pela atividade humana têm impulsionado, na última década, uma crescente demanda por materiais alternativos, incentivando pesquisas em busca de alternativas com menor impacto ecológico. A utilização de adições minerais com o cimento Portland é uma solução viável para a produção de argamassas mais sustentáveis, além de contribuir para a melhoria das resistências mecânicas e da trabalhabilidade. As adições atuam principalmente como preenchimento dos vazios entre os grãos de cimento, aumentando sua trabalhabilidade, reduzindo a porosidade e, consequentemente, aumentando sua resistência. Este estudo investigou os impactos causados pela substituição parcial do cimento Portland por três tipos de pós de rochas provenientes da Formação Serra Geral nas propriedades de trabalhabilidade e resistência mecânica de argamassas. Para isso, foram avaliadas amostras com substituição de 5%, 10% e 15% do cimento por esses materiais, além de uma argamassa de controle, na qual não houve substituição. As propriedades avaliadas incluíram trabalhabilidade, resistência à compressão e resistência à tração na flexão. Os resultados indicaram que as argamassas contendo pós de rocha apresentaram melhor trabalhabilidade, sem perda significativa de resistência mecânica, além de um potencial aumento de resistência ao longo do tempo. Assim, os dados obtidos demonstram a viabilidade técnica da incorporação dessas adições minerais, sem comprometer a resistência e a trabalhabilidade da mistura. Por fim, este estudo sugere que a utilização de resíduos locais, como adições minerais, não compromete a resistência física das argamassas, apresentando um potencial significativo, em um nível de 5 %, para aprimorar suas propriedades. Além disso, essa abordagem se destaca como uma solução sustentável, contribuindo para a redução das emissões de CO² na indústria da construção. [resumo fornecido pelo autor]