dc.contributor.advisor | Munhoz Olea, Pelayo | |
dc.contributor.author | Quintana, Cristiane Gularte | |
dc.contributor.other | Dorion, Eric Charles Henri | |
dc.contributor.other | Camargo, Maria Emilia | |
dc.contributor.other | Abdallah, Patrízia Raggi | |
dc.date.accessioned | 2014-05-06T13:12:31Z | |
dc.date.available | 2014-05-06T13:12:31Z | |
dc.date.issued | 2014-05-06 | |
dc.date.submitted | 2013-06-21 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/144 | |
dc.description | No ambiente corporativo, assim como no portuário, as mudanças são necessárias, pois os clientes estão cada vez mais informados e exigentes nas suas escolhas. Desta forma, as mudanças podem ocorrer por meio de ações inovadoras e sustentáveis, que também irão forçar os sistemas de gestão nos portos, a obterem maiores índices de eficiência e de produtividade, que serão fatores de diferenciação entre os portos. Neste sentido, a questão da pesquisa foi: quais as inovações, no âmbito da gestão ambiental, desenvolvidas no Porto do Rio Grande, segundo as dimensões do Manual de Oslo? Por consequência, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as inovações desenvolvidas no Porto do Rio Grande, segundo as dimensões do Manual de Oslo, relacionadas com a gestão ambiental. Em relação às características metodológicas, o trabalho tem como estratégia de pesquisa, o estudo de um caso, no qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, baseada em um roteiro pré-estabelecido, aplicada a uma população de trinta gestores do porto.
O problema foi abordado sob dois focos: o primeiro na fase qualitativa, em que se pretendeu
identificar, por meio da técnica de análise de conteúdo, através das entrevistas e, também,
com aplicação do questionário, quais eram as inovações que ocorreram na área ambiental, nos
últimos três anos, segundo Manual de Oslo, no Porto do Rio Grande. A fase quantitativa foi
composta de três etapas, quando se pretendeu: i) verificar a percepção dos gestores sobre as
ações que caracterizam a gestão ambiental do porto, relacionadas com os requisitos de
avaliação da gestão ambiental, propostos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(ANTAQ); ii) averiguar quais os dados de identificação do perfil profissional dos gestores,
que influenciaram no surgimento das inovações, que ocorreram no porto; e iii) analisar se as
possíveis inovações relacionam-se com os requisitos de avaliação da gestão ambiental,
propostos pela ANTAQ. Foram identificadas como resultado, quarenta e cinco inovações,
sendo estas, classificadas de acordo com o Manual de Oslo em: 02 inovações de produto; 14
inovações de processo; 05 inovações de marketing; e 24 inovações organizacionais.
Destacando que no porto mais de 90% dos gestores percebem de forma positiva: a
importância das questões ambientais para o seu setor; algum conhecimento em relação ao
monitoramento ambiental, desenvolvido pelo porto; que para efetivar a gestão ambiental é
necessária a integração e colaboração de todos os setores, e; que o seu setor é relevante para o
programa de educação ambiental. Por outro lado, parte dos entrevistados relata a falta de
indicadores ambientais, que poderiam servir como instrumento de auxilio para avaliar o
desempenho do setor. Entre as variáveis do perfil profissional analisadas, destaca-se a relação
do vínculo empregatício e da formação acadêmica, como características que apresentaram
uma correlação significativa com o número de inovações identificadas na população. Por fim,
constata-se que o Porto do Rio Grande vem desenvolvendo uma série de inovações, que
contribuem para as questões ambientais, refletindo de uma forma geral na sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the corporate environment, as well as the port, changes are necessary because clients are
increasingly informed and demanding for their choices. Thus, changes may occur through
innovative and sustainable actions, which will also force management systems in ports, to
obtain better indexes of efficiency and productivity, which are distinguishing factors among
ports. In this sense, the research question was: which are the innovations established in the
Port of Rio Grande, according to the scope of the Oslo Protocol, on environmental
management? Consequently, the objective of this research was to identify the innovations
promoted at the Port of Rio Grande, according to the dimensions of the Oslo Protocol, related
to environmental management. Regarding the methodological characteristics, the research
strategy was a case study in which the data collection was conducted through in-depth
interviews, based on a pre-established procedure, applied to a population of thirty managers of
the Port. The problem was approached under two emphases: during the qualitative phase, it
was aimed to identify, through interviews with the questionnaire, what were the innovations
that have occurred in the environmental are at the Port of Rio Grande in the last three years,
according to the Oslo Protocol, through the content analysis approach. The quantitative phase
consisted of three stages, which was intended to: i) verify the perception of managers about
the actions that characterize the environmental management of the Port, related to the
assessment requirements of the environmental management proposed by the National Agency
of Waterway Transportation (ANTAQ), ii) identify which were the identification data of the
professional profile of the managers who influenced the emergence of innovations that
occurred at the Port, and iii) determine whether the possible innovations relate to the
assessment requirements of the environmental management of medium term proposed by
ANTAQ. As a result, forty-five innovations were identified. According to the Oslo Protocol,
they were classified as: product innovations (02), process innovations (14); marketing
innovations (05), and organizational innovations (24). It is worth noting that more than 90%
of managers of the Port positively perceive the importance of environmental issues for their
sector; some knowledge regarding the environmental monitoring carried out by the Port; that
to implement environmental management at the port it is necessary integration and
collaboration of all sectors; and, that their sector is relevant to the environmental education
program. On the other hand, some respondents reported a lack of environmental indicators
that could serve as a tool for helping to assess the performance of the sector. Among the
variables of the professional profile analysed, employment and academic training showed a
significant correlation with the number of innovations identified in the population. Finally, it
appears that the Port of Rio Grande has developed a number of innovations in its various
sectors, that contribute to environmental issues, which will benefit the society as a whole. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande, Porto do (Rio Grande, RS) | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Innovation | en |
dc.subject | Ports | en |
dc.subject | Environmental management | en |
dc.title | Inovações na gestão ambiental portuária : um estudo de caso no Porto do Rio Grande - Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7072415957108666 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | QUINTANA, C. G. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |