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dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorMelo, Camila Carvalho de
dc.contributor.otherSilva, Maria Luísa
dc.contributor.otherCruz, Anderson
dc.contributor.otherSteiner, Vera Lucia
dc.contributor.otherDalbó, Giancarlo
dc.date.accessioned2025-05-06T14:23:01Z
dc.date.available2025-05-06T14:23:01Z
dc.date.issued2025-05-05
dc.date.submitted2024-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14504
dc.descriptionEsta pesquisa objetiva propor a Amorosidade como dispositivo potencializador de ecossistemas turísticos-comunicacionais 'mal-ditos', ou seja, de ecossistemas que não são 'bem ditos', bem falados, bem comunicados em termos turísticos. O pressuposto da amorosidade convida a repensar atitudes na produção da comunicação e do turismo que estejam orientadas por uma ética da relação e do cuidado, em todos os níveis de planejamento e execução do desenvolvimento e posicionamento de um ecossistema turístico, neste caso voltado para a cidade de Mogi das Cruzes-SP. Neste sentido, busca compreender como a orientação da Amorosidade, baseada nestes pressupostos, potencializa Ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'. Como objetivos específicos, propõe: (1) Apresentar a amorosidade como pressupostos de ações dinâmicas e reflexivo-processuais; (2) Associar a Amorosidade como a Comunicação e o Turismo; (3) Cartografar ações de amorosidade em Ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'; (4) Verificar como as ações de amorosidade, associadas à comunicação e ao Turismo, potencializam ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'. O trabalho tem forte viés epistemológico, na revisão dos pressupostos inerentes às grandes trilhas teóricas: Ecologia dos Saberes, Visão Complexa e Ecossistêmica da Ciência, Turismo, Comunicação e Amorosidade. Como estratégia metodológica, utiliza a Cartografia dos Saberes, que é composta por cinco trilhas, sendo a primeira denominada Trilha Trama dos 'Entrelaçoa Nós da Pesquisa', de onde derivam outras quatro: Trilha dos Saberes Pessoais, que valoriza e resgata os saberes do pesquisador, registrados em diário de pesquisa; Trilha Trama Teórico-Conceitual-Bibliográfica, que coloca os Saberes Pessoais em diálogo com saberes de outros autores; Trilha Usina de Produção, com aproximações e ações investigativas; e Trilha Dimensão Intuitiva da Pesquisa, que valoriza a intensidade dos dados sutis que brotam espontaneamente do campo. Na Usina de Produção, foram realizadas aproximações e ações investigativas, que atuam como operadores da pesquisa, a partir da Cartografia da cidade de Mogi das Cruzes (Brasil, SP). Ao todo, foram oito ações, que ajudam a compreender como a Amorosidade está presente na cidade e como atua potencializando ecossistemas Turístico-Comunicacionais `mal-ditos'. Como resultados, no cruzamento entre o lócus de pesquisa e a trama teórica, observa-se que a associação da amorosidade com a comunicação e o Turismo viabiliza, em lugares `mal-ditos', a proposição de uma estratégia comunicacional que aciona autopoiese, tanto para quem mora quanto para quem visita o lugar. Essa estratégia pode contribuir para a potencialização autopoiética dos ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, pautada pela coerência do sentido da ética da relação, em alinhamento às demandas de transformação da Ciência, do Turismo e da Comunicação, no cenário contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to propose Lovingness as a device that enhances 'badly said' tourist-communication ecosystems, that is, ecosystems that are not 'well said', well-spoken of, well communicated in tourist terms. The assumption of lovingness invites us to rethink attitudes in the production of communication and tourism, guiding them by an ethics of relationship and care, at all levels of planning, execution, and the development and positioning of a tourist ecosystem, in this case focused on the city Mogi das Cruzes-SP (Brazil). In this sense, it seeks to understand how the orientation of Lovingness, based on these assumptions, enhances `Badly Said? Tourist-Communication Ecosystems. As specific objectives, it proposes: (1) Presenting lovingness as presuppositions for dynamic and reflective-processual actions; (2) Associate Lovingness with Communication and Tourism; (3) Mapping actions of lovingness in `Badly Said? Tourist-Communication Ecosystems; (4) Verify how loving actions, associated with communication and Tourism, enhance `Badly Said? Tourist-Communication ecosystems. The work has a strong epistemological bias, in reviewing the assumptions inherent to the major theoretical paths: Ecology of Knowledge, Complex and Ecosystemic Vision of Science, Tourism, Communication and Lovingness. As a methodological strategy, it uses the Cartography of Knowledge, which consists of five trails, the first being called Trail of Research Entanglements `Us?; from which four other trails derive: Personal Knowledge Trail, which values and rescues the researcher's knowledge, recorded in a research diary; Theoretical-Conceptual-Bibliographic Trail, which puts Personal Knowledge in dialogue with the knowledge from other authors; Production Plant Trail, with approaches and investigative actions; and Intuitive Dimension of Research Trail, which values the intensity of subtle data that emerge spontaneously from the field. In the Production Plant, approaches and investigative actions were carried out, acting as research operators, based on the Cartography of the city of Mogi das Cruzes (Brazil, SP). In total, there were eight actions, which helped to understand how Lovingness is present in the city and how it works to enhance 'badly said' Tourist-Communication ecosystems. As results, at the intersection between the research locus and the theoretical framework, it is observed that the association of love with communication and Tourism makes it possible, in 'badly said' places, to propose a communication strategy that triggers autopoiesis, both for residents and visitors. This strategy can contribute to the autopoietic enhancement of tourist-communicational-subjective ecosystems, guided by the coherence of the ethical sense of relationship, aligned with the demands for transformation of Science, Tourism and Communication, in the contemporary scenario. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismo - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMoji das Cruzes (SP)pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectTourism - São Paulo (Brazil)en
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMogy das Cruzes (Brazil)en
dc.subjectMarketingen
dc.titleAmorosidade como dispositivo potencializador de ecossistemas turísticos-comunicacionais "mal-ditos"pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4047509691385278pt_BR
mtd2-br.author.lattesMELO, C. Cpt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-04-28


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